Preço da eletricidade no mercado regulado baixa 2,6% em julho
A redução havia sido proposta em abril, e entrará em vigor no próximo mês de julho.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) informa que foi aprovada, pelo respetivo conselho de administração, a proposta de reduzir em 2,6% os preços da eletricidade no mercado regulado em julho, face aos valores atualmente em vigor.
Esta descida aplica-se aos consumidores que permaneçam no mercado regulado (de momento 921 mil clientes, que representam 6% do consumo total) ou que, estando no mercado livre, tenham optado por tarifa equiparada.
A ERSE indica ainda que, desta forma, face ao preço médio de 2021, os consumidores observam em 2022, já contando com esta última alteração, um acréscimo de 1,1% no preço de venda final. “Os consumidores domésticos de eletricidade observam assim, em cinco anos, uma redução acumulada de -3,7% no preço final”, escreve a ERSE.
“Esta redução é justificada pela devolução antecipada aos consumidores de benefícios superiores aos inicialmente previstos no diferencial de custos com a produção em regime especial (PRE), com remuneração garantida, e com os Contratos de Aquisição de Energia (CAE), e bem como de receitas adicionais dos leilões de emissão de gases com efeito de estufa”, indica a ERSE. Ao mesmo tempo, deixa a ressalva de que “o nível tarifário de 2022 é reflexo de circunstâncias muito próprias e conjunturais que poderão não se repetir nos próximos anos”.
A contribuir para a redução está a variação das tarifas de Acesso às Redes, entre 2022 e 2021, que apresenta reduções muito significativas em todos os níveis de tensão. As variações ficam entre os – 68,4% em baixa tensão e os -134,4% em muito alta tensão.
(Notícia atualizada às 17:53 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço da eletricidade no mercado regulado baixa 2,6% em julho
{{ noCommentsLabel }}