Trabalhadores dos Silos de Leixões fazem greve na sexta-feira

  • Lusa
  • 15 Junho 2022

A paralisação pode afetar todas as cargas e descargas de cereais, nomeadamente o abastecimento à indústria alimentar, de moagens e panificação.

Os trabalhadores dos Silos de Leixões, em Matosinhos, vão fazer uma greve de 24 horas na sexta-feira, constituindo um piquete, anunciou esta quarta-feira o Sindicato dos Trabalhadores da agricultura e das indústrias de alimentação, bebidas e tabacos de Portugal (SINTAB).

“Os trabalhadores dos Silos de Leixões vão constituir um piquete de greve à porta da empresa, em Leça da Palmeira, a partir das 08:00 de sexta feira, dia 17 de junho, período em que decorre greve total de 24 horas”, pode ler-se num comunicado emitido hoje pelo sindicato e enviado à agência Lusa.

Segundo a estrutura representativa dos trabalhadores, “prevê-se que a paralisação afete todas as cargas e descargas de cereais, nomeadamente o abastecimento à indústria alimentar, de moagens e panificação, e a descarga de navios”. A direção nacional do SINTAB refere ainda que o piquete de greve estará à porta das instalações da empresa “para dar nota dos motivos e decorrência desta ação de luta”.

Segundo o sindicato, os trabalhadores dos Silos de Leixões “estão há mais de 12 anos sem aumentos salariais e sem contratação coletiva”, apesar de este ano a empresa ter processado “aumentos salariais, fora do âmbito da negociação com o SINTAB, que os trabalhadores consideram insuficientes”.

“A empresa deu ainda nota de não ter qualquer intenção de aplicar a contratação coletiva que o SINTAB refere como aplicável à atividade, nem qualquer outra, mantendo os direitos circunscritos ao Código do Trabalho”, refere ainda o sindicato.

Os trabalhadores consideram a atitude “depreciativa em relação ao seu trabalho e provocatória”, de acordo com o comunicado, em que também referem que em 2012 a empresa “procedeu ao afastamento do AE [acordo de empresa] da Silopor, a cuja aplicação esteve obrigada por apenas cinco anos após o início da concessão, deixando, a partir dessa data, os Trabalhadores sem a maioria dos direitos que tinham até aí e sem atualizações salariais”.

A Silos de Leixões pertence ao grupo Manuel Champalimaud e dedica-se à logística agro-alimentar na área dos granéis, estando a sua infraestrutura integrada no perímetro do porto de Leixões. A Lusa questionou a Silos de Leixões acerca da greve e das afirmações do sindicato mas não obteve resposta até ao momento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores dos Silos de Leixões fazem greve na sexta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião