Votação para o Mecanismo Europeu de Estabilidade adiada. Leão continua na corrida

Ex-ministro João Leão está na corrida para suceder ao alemão Klaus Regling no cargo de diretor do mecanismo dos resgates da Zona Euro, mas ministros das Finanças adiaram votação.

Os ministros das Finanças da Zona Euro adiaram a votação para a escolha do novo presidente do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE). O ex-ministro João Leão é um dos três candidatos nesta corrida à liderança do mecanismo de resgates da zona euro, com Marco Buti (Itália) e Pierre Gramegna (Luxemburgo). O ministro das Finanças, Fernando Medina, admite que ainda não há consenso na escolha do sucessor de Klaus Regling. Será por isso necessário “mais tempo de diálogo para que se encontre a melhor solução”, afirmou à saída da reunião.

Cabe aos ministros das Finanças do euro tomar esta decisão, numa votação feita por maioria qualificada, ou seja, 80% dos votos expressos, sendo que os direitos de voto são iguais ao número de ações atribuídas a cada país membro do MEE no capital social autorizado.

Em declarações aos jornalistas, Medina explicou que ainda “não há condições para uma votação unânime” e que se entendeu que “seria preciso mais tempo para diálogo”, até porque o mandato do alemão Klaus Regling só termina em outubro.

O ministro português sublinhou que Portugal fará “parte da solução” neste processo, mas também considerou que o MEE tem “novos papéis a desempenhar no futuro”, depois de ter funcionado como um fundo de apoio aos resgates na crise da dívida soberana do início da década passada.

Portugal tem um direito de voto de cerca de 2,5%, o que compara com o da Alemanha (26,9%) e de França (20,2%), estes com maior peso na votação e com poder de veto. Para um candidato ser eleito como diretor executivo do mecanismo, tem de ter um apoio de pelo menos 80% dos votos dos membros do MEE.

O diretor executivo do MEE é responsável por conduzir os trabalhos do mecanismo, atuando como representante legal da organização e presidindo ao Conselho de Administração, sendo os seus mandatos de cinco anos e podendo ser renovados apenas uma vez.

Sediado no Luxemburgo, o MEE é uma organização intergovernamental criada pelos Estados-membros da Zona Euro para evitar e superar crises financeiras e manter a estabilidade financeira e a prosperidade a longo prazo, concedendo empréstimos e outros tipos de assistência financeira aos países em graves dificuldades financeiras.

(Notícia atualizada às 14h30 com declarações de Fernando Medina)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Votação para o Mecanismo Europeu de Estabilidade adiada. Leão continua na corrida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião