Contas 2021: Mútua dos Pescadores quer ser líder no mar

  • ECO Seguros
  • 16 Junho 2022

A única cooperativa de seguros nos seguros em Portugal que faz 80 anos de forte presença no mar, acabou bem o ano de 2021 depois de um início muito penalizado pela pandemia.

A Mutua dos Pescadores, primeira e única cooperativa que é uma companhia seguros, subiu o valor de prémios em 6,3% em 2021 atingindo os 10,76 milhões de euros. No mesmo período a cooperativa atingiu um resultado líquido de 702 de mil euros. O Capital Próprio aumentou 14,4% para um valor total de quase 16 milhões de euros e tem 240% de rácio de solvência, valor 2,4 vezes superior ao mínimo exigido pelo supervisor.

João Delgado é o presidente eleito da seguradora que conta com mais de 5 mil cooperantes. Também é autarca na Nazaré, eleito pelo PCP.

Segundo o relatório e contas da Mútua dos Pescadores de 2021, “com a sua especialização e fortemente inserida no setor das pescas, aumentou os seus prémios com a retoma da pesca e atividade marítimo turística em 2021 mantendo os seus proveitos”, destacando ainda a penetração “junto de novos segmentos de mercado como entre as maiores empresas de pesca do país, reforçando a estratégia de crescimento apontada para estes anos e consolidando a liderança no ramo de seguro marítimo e nas atividades económicas conexas com a pesca”, conclui.

De acordo com o Código Cooperativo, a Mútua dos Pescadores é uma Cooperativa do Ramo Serviços, que como objeto desenvolve a atividade de seguros, e os seus membros formam uma cooperativa de utentes. Neste sentido, explica a Mútua, é uma entidade económica organizada segundo os princípios e regras cooperativas, formada pelos utentes de seguros para obterem um serviço que lhes garanta bons produtos, as coberturas, a um preço adequado”. Ainda segundo o Código Cooperativo não tem fins lucrativos, visando a satisfação de necessidades económicas, sociais ou culturais.

A seguradora foi a eleições para os órgãos sociais em março de 2021, tendo sido eleito como presidente – em lista única – João Delgado, um pescador formador que também foi eleito vereador da Câmara Municipal da Nazaré pelo PCP, partido de que é dirigente local e regional.

A Mútua detém 99,8% da mediadora Ponto Seguro, que em 2020, era a 17ª maior mediadora portuguesa segundo o ranking ECOseguros.

Os dados principais da Mútua dos Pescadores no relatório e contas do ano passado são:

  • A recuperação, depois de um difícil início de 2021 decorrentes da pandemia, registou-se nos valores dos prémios brutos emitidos, de muito perto o objetivo perspetivado em 2020, e encerrando o ano com uma produção de 10.764.850 euros o que representou um crescimento de 6,3%;
  • Fortemente inserida no setor das pescas, aumentou os seus prémios com a retoma da pesca e da atividade marítimo turística;
  • Aumentou o valor dos prémios nos ramos de Acidentes de Trabalho, Acidentes Pessoais e Marítimo;
  • Em termos de custos com sinistros registou-se um agravamento de 18,7% após resseguro;
  • No seguro direto verifica-se um desagravamento de 5,4% que adveio totalmente do ramo Marítimo;
  • Em Acidentes de Trabalho destaca-se a alteração da taxa de juro técnica e encargos de gestão nas provisões matemáticas das pensões não remíveis, abrangendo todos os sinistros, para 2% em ambos os parâmetros;
  • Registaram-se três acidentes mortais na atividade da Pesca e um acidente mortal na atividade marítima turística (mergulho). No Marítimo realça-se o afundamento de uma embarcação com capital seguro de 137.500 euros que está em averiguações;
  • Nas Despesas Gerais verificou-se um acréscimo de 17,5% em relação a 2020;
  • Em 2021 a Mútua dos Pescadores iniciou um forte investimento para adaptação da sua estrutura a nível de hardware e software à IFRS 17, com necessidade de recurso a consultadoria e formação de quadros;
  • O resultado do Exercício antes de Impostos é positivo em 769.461 euros;
  • Nas contas individuais, a Mútua realça o impacto da alteração da valorização da participação na Ponto Seguro – Mediação de Seguros com 99,8% do capital da mediadora, pela aplicação do Método de Equivalência Patrimonial e do seu impacto a nível de Resultados e Capital Próprio da Mútua dos Pescadores. Esta alteração reforçou o resultado das contas individuais da Mútua dos Pescadores em 2021 em 405.983 euros e em Capitais Próprios em 1.602.470 euros, mensurado em Resultados Transitados.

Na atividade comercial o destaque vai:

  • Verificou-se um crescimento interessante na quase totalidade das zonas comerciais. Apesar das perdas no início do ano, consequência direta das limitações impostas às atividades económicas, mas os ramos mais relevantes na atividade da Mútua dos Pescadores cresceram;
  • No âmbito da atividade Marítimo Turística, a Mútua dos Pescadores, continuou a promover soluções únicas no mercado segurador português, de proteção e apoio aos operadores desta atividade;
  • Ao longo dos últimos anos a Cooperativa tornou-se a seguradora das maiores empresas de pesca nacionais;
  • Em 2021, manteve-se a linha de trabalho de desenvolvimento de novas soluções de proteção, nomeadamente em Acidentes Pessoais, com destaque para as novas soluções para setores como a economia social e atividades culturais;
  • Na Ponto Seguro em 2021, verificaram-se alguns crescimentos em termos percentuais um pouco mais relevantes nos ramos Saúde, Marítimo e Vida. O ramo automóvel manteve-se praticamente estagnado e os Acidentes Pessoais mantiveram uma tendência de crescimento. Já o ramo de Acidentes de Trabalho, sofreu um decréscimo importante, tanto em percentagem como em valor, fruto não só da redução dos salários de algumas empresas cuja atividade continuou a ser afetada pela pandemia, mas também e com particular expressão, devido à redução de taxas praticadas pelo mercado segurador, motivada pela maior agressividade e concorrência entre seguradoras neste ramo, com natural benefício para o cliente, mas com impacto negativo nos resultados da mediadora.
  • O Ramo Automóvel continua a ser o produto com maior expressão na atividade da Ponto Seguro, logo seguido do Ramo Acidentes de Trabalho.

As orientações para os próximos 3 anos

O contexto de crescimento que tem caracterizado a cooperativa, desde há vários anos, apenas interrompido pelo ano de 2020, fruto do impacto do primeiro ano de pandemia, leva a Mútua a estimar que esta trajetória deverá ser continuada afirmando a liderança nos seguros das atividades ligadas ao mar e, particularmente, relacionadas com a pesca e atividades marítimo turísticas e de lazer.

A consolidação da Cooperativa passará inevitavelmente por continuar o processo em curso de reforço das capacidades e das funções técnicas de auditoria interna e verificação de cumprimento enquanto ferramentas indispensáveis de uma política de reforço da Qualidade.

Os próximos anos continuarão a ser marcados por um forte investimento nas tecnologias e processos, com destaque para a virtualização de sistemas e dados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Contas 2021: Mútua dos Pescadores quer ser líder no mar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião