Hoje nas notícias: Joe Berardo, subvenções vitalícias e reformas na Saúde
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Joe Berardo perdeu a primeira ação nos tribunais contra o fim do protocolo com o Estado no Centro Cultural de Belém. O montante das subvenções vitalícias pagas na totalidade a 224 antigos políticos e juízes já superam os 530 mil euros mensais. Mais de 90% dos portugueses dá prioridade à área da Saúde quanto à necessidade de reformas. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.
Berardo perde primeira ação contra fim do protocolo com o Estado no CCB
Joe Berardo sofreu a primeira derrota no processo jurídico que está a travar com o Estado. Na passada quinta-feira, o Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa decidiu “rejeitar liminarmente o requerimento cautelar” que a Associação Coleção Berardo e o próprio empresário tinham interposto contra o Ministério da Cultura (MC) e o Centro Cultural de Belém (CCB). De acordo com a sentença, a decisão foi baseada na “manifesta falta de fundamento da pretensão formulada pelos requerentes”, que pediam que o MC e o CCB fossem intimados a abster-se de “qualquer ato de oposição à renovação do Protocolo”.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Custo das subvenções vitalícias já ultrapassa meio milhão por mês
O valor das subvenções mensais vitalícias ultrapassa os 530 mil euros para os 224 beneficiários que recebem este abono na totalidade através da Caixa Geral de Aposentações (CGA). Deste modo, verifica-se um aumento das subvenções vitalícias pagas pelo Estado aos antigos políticos e juízes face a 2021, ano em que, segundo a tabela da CGA, a despesa rondava os 460 mil euros mensais, pagos a 221 ex-políticos e juízes. Ou seja, menos 70 mil euros.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Maioria dos portugueses exige reformas na Saúde
Segundo o mais recente barómetro da Intercampus para o Correio da Manhã, CMTV e Jornal de Negócios, 91,9% dos portugueses consideram que a Saúde é o setor que mais precisa de reformas, após o encerramento de Urgências de Obstetrícia e Ginecologia na última semana. Na linha de prioridades de mudanças, seguem-se as áreas da Justiça, com 89,4%, e a Educação, com 86%.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
CGD e BCP facilitam entrada da banca angolana em bolsa
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o BCP vão facilitar a entrada em bolsa dos bancos angolanos Caixa Geral Angola e Millenium Atlântico, dos quais são acionistas. A CGD é, aliás, acionista maioritária de 51% do Caixa Geral Angola. O banco liderado por Paulo Macedo já informou os restantes acionistas que irá abdicar do direito de preferência e, segundo avança o Negócios, o BCP irá seguir o mesmo caminho. A operação poderá concretizar-se em setembro.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível)
“Sistemas de asilo na UE têm de ser revistos e adaptados às novas realidades”, diz António Vitorino
O diretor-geral da Organização Internacional das Migrações (OIM) defende que os sistemas de asilo na União Europeia “têm de ser revistos e adaptados às novas realidades”. Em entrevista ao Diário de Notícias, António Vitorino apela à criação de “vias de migração regular” para que as pessoas que vão emigrar o possam fazer “com garantias de segurança” e de que encontram um posto de trabalho e têm condições para se integrar nas sociedades de acolhimento, que não tenham que recorrer a passadores ou a traficantes para atravessarem irregularmente as fronteiras.
Leia a entrevista completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Joe Berardo, subvenções vitalícias e reformas na Saúde
{{ noCommentsLabel }}