China torna-se maior importador de petróleo russo em maio

  • Capital Verde
  • 20 Junho 2022

As importações chinesas de petróleo bruto da Rússia subiram 55% em relação a 2021 para um nível recorde em maio, em linha com o aumento da procura por GNL que, no mesmo mês, subiu 56%.

As importações chinesas de petróleo da Rússia atingiram novos recordes no passado mês de maio, tendo o gigante de leste ultrapassado a Arábia Saudita como principal fornecedor de Pequim.

De acordo com a Reuters, as importações da China dispararam 55% num espaço de um ano para um novo teto em maio, numa altura em que as refinarias russas lucram com fornecimentos a metade do preço resultante das sanções do Ocidente aplicadas contra a Rússia, por causa da invasão da Ucrânia.

As importações de petróleo russo, incluindo fornecimentos bombeados pelo oleoduto do Oceano Pacífico da Sibéria Oriental e embarques marítimos dos portos russos da Europa e do Extremo Oriente, totalizaram quase 8,42 milhões de toneladas, segundo dados da Administração Geral de Alfândegas da China. Esse valor é equivalente a cerca de 1,98 milhões de barris por dia, mais 1,59 milhões de barris por dia do que o registado em abril.

Já a Arábia Saudita ficou atrás como o segundo maior fornecedor, com os volumes de maio a subirem 9% num ano, para 7,82 milhões de toneladas, ou 1,84 milhões de barris por dia, ficando abaixo do volume registado em abril (2,17 milhões de barris por dia).

Os dados mostram que a Rússia recuperou o lugar cimeiro enquanto fornecedor para o maior importador de petróleo do mundo após um intervalo de 19 meses. A recuperação prova que Moscovo foi capaz de encontrar compradores para o petróleo apesar das sanções ocidentais que surgiram na sequência da invasão à Ucrânia. Na verdade, de acordo com a Reuters, empresas chinesas, incluindo a gigante estatal Sinopec e a estatal Zhenhua Oil, têm vindo a aumentar as compras de petróleo russo, atraídas por grandes descontos.

Além do aumento da procura por petróleo russo, também as importações chinesas de gás natural liquefeito (GNL) russo aumentaram mais de 56%, comparativamente a maio de 2021, para um total de 400.000 toneladas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China torna-se maior importador de petróleo russo em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião