Combustíveis afastados do “preço eficiente” pela quarta semana consecutiva. Gasolina acima, gasóleo abaixo

A gasolina esteve 1,4 cêntimos por litro [cent/l] acima do preço eficiente e o gasóleo 0,4 cent/l abaixo.

À semelhança das semanas anteriores, tanto a gasolina simples como o gasóleo mantiveram uma distância àquele que Entidade Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) considera ser o “preço eficiente”.

Segundo o relatório de análise aos preços dos combustíveis do regulador, e de acordo com o preço nos pórticos (preço médio reportado pelo operadores de postos de abastecimento de venda ao público), entre 13 a 19 de junho a gasolina esteve 1,4 cêntimos por litro [cent/l] acima do preço eficiente e o gasóleo 0,4 cent/l abaixo.

“Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,7% acima do preço eficiente e o gasóleo simples 0,2% abaixo”, lê-se no documento divulgado.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma dos preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e dos respetivos fretes marítimos, a logística primária. Nesta última parcela incluem-se as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

O preço eficiente calculado para a semana de 13 de junho a 19 de junho, no caso da gasolina, situou-se nos 2,193 euros, enquanto o preço no pórtico foi de 2,207 euros e o preço com descontos de 2,169 euros. O gasóleo registou um preço eficiente de 2,094 euros nessa mesma semana, no pórtico de 2,090 euros e com descontos de 2,036 euros.

No mesmo documento, a ERSE faz também a análise com base nos preços com descontos, ou seja, os preços comunicados pelos postos de combustível incorporando os descontos por estes praticados, como é o caso dos cartões frota.

No que respeita aos preços com descontos, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -1,1% face ao preço eficiente e o gasóleo simples -2,8%. Em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, 2,4 cent/l e 5,8 cent/l abaixo dos Preços Eficientes, respetivamente.

Para a semana de 20 a 26 de junho, o regulador informa que o preço eficiente antes de impostos será de 1,266 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 1,398 euros por litro para o gasóleo simples. Após impostos, o preço eficiente sobe para 2,115 euros por litro e nos 2,129 euros por litro, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis afastados do “preço eficiente” pela quarta semana consecutiva. Gasolina acima, gasóleo abaixo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião