BE quer ouvir ERSE e REN sobre lucros excecionais na energia

No dia 15 de junho, em apenas quatro horas, os produtores de eletricidade terão ganho mais de 600 mil de euros, dado um preço anormalmente alto no mercado grossista.

O Bloco de Esquerda pede uma audição acerca das condições em que ocorreu, durante quatro horas, a venda de eletricidade no mercado grossista português seis vezes acima do preço médio diário, “resultando na sobre-remuneração de determinado(s) produtor(es) em mais de 600 mil de euros”.

Nesta audição, o partido pretende ouvir a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), da Redes Energéticas Nacionais (REN) e do Operador de Mercado Ibérico de Energia – Portugal (OMIP), lê-se na nota partilhada pelo partido com os meios de comunicação.

O pedido tem como base uma notícia avançada pelo jornal Expresso, que apontava que, a 15 de junho, entre as 20 horas e a meia noite, no mercado grossista português, foi vendida eletricidade de fonte hídrica, por 1200 euros por megawatt-hora (MWh). “Este valor equivale a mais do sêxtuplo do preço médio diário”, acusam os esquerdistas, completando: no mesmo período, o preço no mercado espanhol oscilou entre 339 e 173 euros/MWh. No restante do dia, não existiram diferenças entre os mercados dos dois países e a 16 de junho, os preços rondaram os 180 euros/MWh.

No mesmo artigo, o jornal afirma ter contactado a EDP, já que esta detém a maior parte da capacidade hídrica existente em Portugal – a tecnologia que dominou as quatro horas em causa-, e a empresa rejeita ter tido responsabilidades nos preços do mercado intradiário.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BE quer ouvir ERSE e REN sobre lucros excecionais na energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião