Fundo NOS 5G investe na startup portuguesa KIT-AR
A KIT-AR é a terceira empresa a receber financiamento do Fundo NOS 5G. A ronda de dois milhões de euros foi coliderada pelo Fundo NOS 5G, pelo Fundo TechTransfer da Armilar e pela Caixa Capital Risc.
O Fundo NOS 5G, criado pela NOS e gerido pela Armilar Venture Partners, acaba de realizar um investimento na KIT-AR, startup portuguesa que desenvolve uma plataforma para melhorar continuamente a qualidade na produção industrial através de uma solução inovadora de Indústria 4.0. A KIT-AR é a terceira empresa a receber financiamento do Fundo NOS 5G, com esta ronda de investimento de dois milhões de euros a ser coliderada pelo Fundo NOS 5G, pelo Fundo TechTransfer da Armilar e pela Caixa Capital Risc, contando ainda com a participação do Sintef Ventures, da RKKVC, do fundo Techtree (gerido pela IberisSemper) e da BestHorizon.
“Este investimento seed marca o início de uma nova etapa na KIT-AR, onde queremos amplificar o valor do nosso produto no mercado industrial. O investimento dum operador de telecomunicações de referência como a NOS não só confirma essa proposta de valor como fortalece a nossa abordagem ao mercado através da tecnologia 5G”, afirma Manuel Oliveira, CEO da KIT-AR, em comunicado.
Com recurso a realidade aumentada e a algoritmos de inteligência artificial, a plataforma KIT-AR reduz a taxa de erro nas linhas de produção e potencia a melhoria contínua dos processos industriais como um todo, beneficiando fortemente da tecnologia 5G.
Presente em Portugal e no Reino Unido, a KIT-AR já conta com clientes na indústria automóvel, aeronáutica e eletrónica, que recorrem à sua plataforma para auxiliar operações de montagem e de controlo de qualidade, permitindo a correta execução de procedimentos complexos de forma consistente e de inspeções manuais com automatismos e com maior qualidade visual, reduzindo erros de produção.
Com capital inicial de dez milhões de euros e um período de investimento estimado de cinco anos, o Fundo NOS 5G é o primeiro em Portugal orientado para a nova tecnologia móvel. Tem como objetivo investir em soluções tecnológicas inovadoras, abrangendo desde a infraestrutura de rede até aos produtos ou serviços para clientes, privilegiando projetos tecnológicos nas primeiras fases de desenvolvimento.
“Este é o terceiro investimento em empresas nacionais feito pelo Fundo NOS 5G, o único em Portugal constituído para apoiar startups tecnológicas a retirar o máximo partido das potencialidades do 5G. A solução única da KIT-AR ganhou visibilidade no programa de inovação dinamizado pela NOS e AWS e este investimento confere agora uma nova ambição a uma equipa que, estou certo, terá muitos sucessos a comemorar”, diz Jorge Graça, CTO da NOS.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundo NOS 5G investe na startup portuguesa KIT-AR
{{ noCommentsLabel }}