Galp Energia põe Lisboa na rota dos ganhos na Europa

Bolsa acompanhou o otimismo vivido na generalidade das praças europeias. A impulsionar o PSI esteve o setor energético, com especial destaque para a Galp Energia.

A bolsa de Lisboa terminou a última sessão da semana com ganhos de quase 2%, seguindo o sentimento positivo das congéries europeias. A puxar pelo desempenho do índice de referência nacional esteve o setor energético, com especial destaque para a Galp Energia.

Pela Europa, o Stoxx 600 valorizou 2,62%, naquele que foi melhor dia em mais de três meses, enquanto o francês CAC-40 subiu 3,44%, o britânico FTSE 100 somou 2,72%, o espanhol IBEX-35 ganhou 1,76% e o alemão DAX valorizou 1,71%.

Lisboa acompanhou a recuperação nas praças europeias, com o PSI a valorizar 1,84%, para 6.030,46 pontos, impulsionado pelas cotadas da energia.

O desempenho da Galp destacou-se no índice de referência nacional, com a petrolífera a subir 3,72%, para 11,28 euros, beneficiando da subida das cotações do petróleo nos mercados internacionais. O barril de Brent, referência para as importações nacionais, avança 3,19%, para 113,56 dólares.

No grupo EDP, a subsidiária EDP Renováveis somou 1,56%, para 22,85 euros, enquanto a “casa mãe” avançou 1,42%, para 22,85 euros. Ao mesmo tempo, a REN valorizou 2,37%, para 2,81 euros por ação, enquanto a GreenVolt subiu 2,94%, para 7 euros.

Nota positiva também para os CTT, bem como para duas das cotadas ligadas ao setor papeleiro. Os títulos da empresa de correios valorizaram 3,41% para 3,185 euros, enquanto a Altri somou 1,95% e a Navigator avançou 1,86%.

Em contrapartida, as ações da Semapa cederam 0,15%, para 13.28 euros, sendo a única cotada a fechar em terreno negativo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp Energia põe Lisboa na rota dos ganhos na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião