Cobrar por embalagens descartáveis não assusta restaurantes. Clientes “não dizem nada das taxas”premium

As embalagens de uso único feitas de plástico pagam taxa de 30 cêntimos desde sexta-feira, mas alguns proprietários não se mostram preocupados, visto já cobrarem valores semelhantes.

Desde sexta-feira que passou a haver uma taxa de 30 cêntimossobre as embalagens de plástico de uso único para refeições prontas a consumir, como as usadas no take-away, drive-inou entregas ao domicílio. A medida visa reduzir o uso destes artigos, mas, embora as associações ambientalistas a aplaudam com algumas reservas, as indústrias dos plásticos, da hoteleira e até a Deco Proteste levantaram questões, tendo pedido o adiamento da medida face à atual conjuntura económica. A decisão foi introduzida com o artigo 320.º da Lei do Orçamento do Estado para 2021 (Lei n.º 75-B/2020, de 31 de dezembro), sendo que o Governo prevê arrecadar dez milhões de euros com a contribuição. Mais tarde será a vez das embalagens de alumínio, que passarão a ter a sua própria taxa a partir de 1 de janeiro de

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.