Governo mexe na lei para “clarificar” salários dos gestores públicos

  • ECO
  • 7 Julho 2022

Conselho de Ministros aprova diploma para “reforçar a segurança e certeza jurídicas quanto à opção dos gestores públicos pela remuneração média dos últimos três anos”.

O Governo aprovou esta quinta-feira, na reunião do Conselho de Ministros, um decreto-lei que clarifica os termos em que os gestores públicos podem optar pela remuneração média dos últimos três anos.

Segundo o comunicado da reunião, “o diploma procede a um ajustamento no Estatuto do Gestor Público, tendo em vista reforçar a segurança e certeza jurídicas quanto à opção dos gestores públicos pela remuneração média dos últimos três anos, independentemente da natureza e da forma da relação jurídica estabelecida com a entidade na qual exerceram a sua atividade profissional durante aquele período”.

O Estatuto do Gestor Público define que os vencimentos dos presidentes e administradores das empresas públicas estão limitados pelo salário do primeiro-ministro. No entanto, pode haver exceções, dependendo da complexidade dos cargos, permitindo que recebam o mesmo que nos lugares de origem.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com os três administradores que foram nomeados para o Banco Português de Fomento no verão passado (Susana Antunes, Tiago Simões de Almeida e Rui Dias), que foram recrutados em empresas do setor financeiro, como o Santander, o BPI e a Caixa BI.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo mexe na lei para “clarificar” salários dos gestores públicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião