Justiça angolana afasta detenção de Isabel dos Santos no dia do funeral do pai

  • ECO
  • 11 Julho 2022

O vice-procurador-geral da República de Angola, Mota Liz, diz que não se “prendem pessoas em dias de óbito”.

Perante possíveis receios da filha de José Eduardo dos Santos, Isabel dos Santos, regressar a Angola para o funeral do pai, o vice-procurador-geral da República de Angola, Mota Liz, reiterou que não se “prendem pessoas em dias de óbito”, em declarações recolhidas pelo Novo Jornal e citadas pelo Observador.

Não “se prendem pessoas em dias de óbito, a própria lei exclui essa possibilidade”, disse Mota Liz no velório de José Eduardo dos Santos. O vice-procurador-geral salientou que “a prisão não é o remédio, os seres humanos têm de conversar sempre”.

Além de Isabel dos Santos, também Tchizé dos Santos, outra filha do ex-Presidente angolano, tinha expressado que não se sente segura nem em Angola, nem em Portugal. Tchizé disse ser “vítima de perseguição política” em Angola, defendendo também que “merecia proteção” de Portugal.

As duas filhas do ex-Presidente angolano estão também a tentar impedir a trasladação do corpo do pai para Luanda. Sobre esta questão, Mota Liz defendeu a necessidade de “consenso” entre a família e reiterou que “o Presidente José Eduardo dos Santos é património da Nação e é preciso que haja bom senso da família para não prejudicar aquilo que é da Nação.”

Já o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos angolano, Francisco Queiroz, apontou que a “família tem a última palavra neste domínio”, apesar de admitir que é “uma questão de Estado”. Queiroz disse também acreditar que vai existir bom senso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Justiça angolana afasta detenção de Isabel dos Santos no dia do funeral do pai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião