PS prepara medidas de apoio às rendas, mas sem travão geral

  • ECO
  • 13 Julho 2022

O deputado do PS, Carlos Pereira, avançou que estão a ser preparadas medidas de apoio à subida das rendas. Não haverá um travão geral às rendas, mas antes apoios direcionados às famílias, sublinhou.

Face à subida da inflação, os deputados do PS vão apresentar “dentro de dias” algumas medidas de apoio à subida das rendas habitacionais. Segundo explicou o deputado Carlos Pereira ao Jornal de Negócios, não haverá um travão geral às rendas, mas antes apoios direcionados às famílias. Ou seja, os proprietários deverão ter a possibilidade de aumentar as rendas de acordo com o coeficiente, segundo as regras habituais.

“Achamos que têm de existir medidas de âmbito nacional, mas que vão ao encontro da situação das famílias, muito focadas nas famílias que tenham dificuldades e que por isso são as que sentirão mais os efeitos da inflação”, sublinhou Carlos Pereira. Segundo o deputado, estão a ser pensados vários modelos de intervenção.

No mês de junho a inflação registou uma subida homóloga de 8,7%, atingindo o valor mais alto desde dezembro de 1992, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Anualmente, em janeiro, as rendas são atualizadas mediante a aplicação de um coeficiente calculado pelo INE com base na variação média do índice de preços no consumidor, sem habitação, registada em agosto. Em junho a taxa de variação média fixou-se nos 4,13%. Em junho, o ECO noticiou que o Governo está preocupado com o aumento automático das rendas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS prepara medidas de apoio às rendas, mas sem travão geral

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião