Rendas sobem 6,4% no primeiro trimestre. Em Lisboa m2 custa 12 euros

No primeiro trimestre, as rendas aumentaram 6,4% face a igual período de 2021 para 6,16 euros por metro quadrado. Lisboa continua a ser a mais cara, com o metro quadrado a custar 12 euros.

Arrendar uma casa está cada vez mais caro. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), os arrendamentos ficaram 6,4% mais caros no primeiro trimestre deste ano, perfazendo uma mediana nacional de 6,16 euros por metro quadrado. Lisboa, como tem sido habitual, continua a ser a cidade mais cara para arrendar casa em todo o país, com o preço do metro quadrado a chegar aos 12 euros.

Entre janeiro e março, foram realizados 23.934 novos contratos de arrendamento de alojamentos familiares em Portugal, o que revela uma subida de 19,8% face aos 19.977 registados em igual período de 2021. No primeiro trimestre deste ano, o valor mediano das rendas subiu 6,4% para 6,16 euros por metro quadrado. No entanto, trata-se do “valor mais baixo das taxas de variação homóloga desde o segundo trimestre de 2021″, segundo os dados provisórios do INE.

Entre as 25 sub-regiões analisadas, 15 viram o valor mediano das rendas aumentar face ao quarto trimestre de 2021, com a Área Metropolitana de Lisboa (AML) a manter-se como a mais cara (9,10 euros por metro quadrado), seguida pelo Algarve (7,12 euros por metro quadrado), pela Região Autónoma da Madeira (6,98 euros por metro quadrado) e pela Área Metropolitana do Porto (6,58 euros por metro quadrado).

Entre janeiro e março, Lisboa manteve-se como a cidade mais cara, com o valor mediano das rendas a fixar-se nos 12 euros por metro quadrado, o que representa uma subida de 9,7%. Seguem-se Cascais (11,25 euros por metro quadrado), Oeiras (10,53 euros por metro quadrado) e Porto (9,23 euros por metro quadrado).

O INE destaca ainda que no primeiro trimestre deste ano, tal como no trimestre anterior, “todos os municípios com mais de 100 mil habitantes das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, com exceção de Santa Maria da Feira (4,30 euros por metro quadrado) e Gondomar (5,93 euros por metro quadrado), registaram rendas medianas superiores à nacional”.

Não obstante, os maiores crescimentos homólogos registaram-se nos municípios do Funchal (+17,2%), Matosinhos (+14,9%) e Vila Nova de Famalicão (+14,6%).

(Notícia atualizada pela última vez às 11h59)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rendas sobem 6,4% no primeiro trimestre. Em Lisboa m2 custa 12 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião