Avaliação das casas pelos bancos bate novo recorde em maio

Bancos atribuíram valor mediano de 1.380 euros por metro quadrado em maio, o maior valor de sempre. Montante sobe há nove meses consecutivos.

A avaliação das casas pelos bancos voltou a bater um novo recorde. Em maio, o valor mediano de avaliação bancária foi de 1.380 euros por metro quadrado, mais 24 euros por metro quadrado do que no mês de abril, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

A avaliação bancária subiu pelo novo mês consecutivo e parece, para já, imune ao início do fim da política expansionista do Banco Central Europeu: em julho, a taxa de juro diretora vai subir 25 pontos base e termina o programa de compra de ativos.

Por tipo de habitação, a avaliação bancária das moradias subiu mais do que para a compra de apartamentos: nos apartamentos, o aumento do valor mediano foi de 1,5% face ao mês passado, para 1.529 euros; nas moradias, o crescimento foi de 1,9%, para 1.104 euros.

Por tipologias, o metro quadrado mais valioso foi para apartamentos com duas divisões (1.550 euros por metro quadrado); as moradias com maior valor de avaliação foram as que tinham quatro divisões (1.158 euros por metro quadrado).

Algarve, Área Metropolitana de Lisboa e Alentejo Litoral foram as regiões em que a avaliação bancária mais superou o valor mediano: no Algarve, a avaliação ficou 33,3% do montante mediano; na região de Lisboa, a diferença foi de 32,5%; no Alentejo Litoral, o desvio foi de 5,3%.

Em sentido contrário, a avaliação bancária na região das Beiras e Serra da Estrela foi de metade em relação à mediana do país.

O valor médio da avaliação bancária tem como base inquéritos aos bancos no âmbito da concessão de crédito à habitação às famílias.

Maio foi o mês com mais avaliações das casas desde o início do ano, no total de 33.130, mais 8% face a igual mês de 2021 e mais 2,4% face a abril de 2022.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h31 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação das casas pelos bancos bate novo recorde em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião