EDP Renováveis aumenta produção de energia verde em 16% no primeiro semestre

Nos primeiros seis meses, a capacidade instalada da EDP Renováveis aumentou para 13,8 gigawatts enquanto o volume de energia gerada cresceu 16%.

A EDP Renováveis aumentou em 17,8 TWh (terawatts-hora) a capacidade de produção de energia gerada nas centrais eólicas e solares nos primeiros seis meses do ano. De acordo com a nota divulgada esta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o valor representa um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a comunicação, na Europa a produção no primeiro semestre aumentou 10% em relação aos primeiros seis meses de 2021, impactada pela maior capacidade instalada e recurso renovável estável. Já na América do Norte, a produção foi superior em 12% em relação ao mesmo período.

No entanto, foi na América do Sul onde a produção mais do que duplicou, crescendo 111%, para 1040 GWh (gigawatts-hora), potenciada pela maior capacidade instalada no Brasil.

Assim, a capacidade instalada da EDP Renováveis aumentou para 13,8 gigawatts (GW), mais 1,2 GW quando comparado com o primeiro semestre de 2021, com a Europa e a América do Norte a representarem 40% e 51% do portfólio, respetivamente, e “apresentando uma maior diversidade tecnológica com 12,2 GW de eólico onshore, 1,3 GW de solar e 1,5 GW de capacidade bruta de eólico offshore em operação”.

Entre janeiro e junho, a EDPR alcançou um fator de utilização de 33%, isto é, mais dois pontos percentuais em relação ao período hómologo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis aumenta produção de energia verde em 16% no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião