Primeiro leilão eólico offshore pode chegar a ter uma capacidade instalada de 10 GW, diz Duarte Cordeiro

O primeiro leilão eólico em alto mar, previsto para o próximo ano, pode ultrapassar o valor inicialmente previsto e atingir uma capacidade instalada de 10 GW, anunciou Duarte Cordeiro.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) admitiu que o Governo pretende alargar a ambição do primeiro leilão eólico offshore, previsto para o próximo ano, para ter uma capacidade instalada de 10 gigawatts (GW). Este valor ultrapassa aquele avançado pelo secretário de Estado da Energia, João Galamba, em Hannover, altura em que anunciava um leilão com uma capacidade instalada de 6 a 8 gigawatts (GW).

Durante a sua intervenção, na Comissão de Ambiente e Energia, a pedido do PSD, esta quinta-feira, na Assembleia da República, Duarte Cordeiro garantiu que está em curso “a preparação de grande trabalho” relativamente ao lançamento do primeiro leilão eólico offshore, que está previsto arrancar em 2023.

“É algo complexo, exigente e ambicioso, e o nosso propósito é no próximo ano realizar este leilão tentando atingir valores próximos de 10 GW“, disse, sublinhando que este leilão será capaz de dar resposta “não só às necessidades que temos, mas também às necessidades futuras da eletrificação da nossa economia e daquilo que é a elevada procura por energia verde”.

Ao Expresso, o MAAC já tinha anunciado que pretendia alargar a ambição anunciada anteriormente por João Galamba, argumentando que “estamos a viver um tempo em que necessariamente há uma oportunidade”.

Em Hannover, o secretário de Estado da Energia revelou que o leilão já chamou a atenção de grandes grupos, como o consórcio EDP/Engie, a espanhola Iberdrola, a dinamarquesa Orsted e algumas empresas alemãs. “ muitos interessados. Temos tido reuniões, e têm-nos pedido reuniões, as maiores empresas europeias e mundiais deste setor. Temos, neste momento, todo o setor eólico a olhar para Portugal e muito interessado em vir para Portugal”, firmou João Galamba.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeiro leilão eólico offshore pode chegar a ter uma capacidade instalada de 10 GW, diz Duarte Cordeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião