Taxa turística rende 19 milhões até junho às autarquias

  • ECO
  • 25 Julho 2022

Lisboa foi a autarquia portuguesa que mais beneficiou com a cobrança deste imposto, tendo arrecadado 12,4 milhões de euros entre janeiro e junho deste ano.

Nos primeiros seis meses deste ano, as autarquias encaixaram mais de 19 milhões de euros com a cobrança de taxas turísticas, segundo o levantamento realizado pelo Diário de Notícias/Dinheiro Vivo (acesso livre). Contudo, os montantes cobrados ainda estão abaixo dos valores pré-pandemia.

Trata-se de uma recuperação das receitas na ordem dos 650% face a igual período de 2021, estando, no entanto, cerca de 13% abaixo do valor registado em igual período de 2019, período pré-pandemia. Recorde-se que durante a pandemia vários municípios suspenderam a cobrança deste imposto e só agora voltaram a retomar a respetiva cobrança, cujo valor oscila entre um e dois euros para alojamentos turísticos e hotéis.

Lisboa foi a autarquia portuguesa que mais beneficiou com a cobrança deste imposto, tendo arrecadado 12,4 milhões de euros entre janeiro e junho deste ano. Ainda assim, o valor arrecadado pelo município liderado por Carlos Moedas está ainda abaixo do valor registado em igual período de 2019, quando se fixou nos 14,6 milhões de euros. Segue-se o Porto, com 4,6 milhões de euros cobrados até junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa turística rende 19 milhões até junho às autarquias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião