Governo prolonga situação de alerta da Covid-19 até fim de agosto. Mantém medidas

Apesar de os indicadores estarem a cair, o Governo decidiu prolongar a situação de alerta em todo o território nacional até às 23h59 de 31 de agosto.

O Governo prolongou esta quinta-feira a situação de alerta em território nacional continental até às 23h59 de 31 de agosto, aplicada no âmbito da pandemia. As medidas mantém-se inalteradas, mantendo-se, por isso, a obrigatoriedade de uso de máscara nos transportes públicos, farmácias e outros estabelecimentos de saúde.

“Foi aprovada em Conselho de Ministros uma resolução que prorroga a situação de alerta em todo o território continental no âmbito da pandemia da doença Covid-19 até às 23h59 do dia 31 de agosto de 2022“, disse a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Nesse contexto, todas as medidas preventivas atualmente em vigor aplicadas no âmbito da pandemia continuam, nomeadamente no que concerne ao uso obrigatório de máscara nos transportes coletivos de passageiros (incluindo TVDE, vulgo “Ubers”), estabelecimentos e serviços de saúde, bem como nas estruturas residenciais de idosos (ou equiparados).

Esta decisão surge numa altura em que a pandemia mantém uma “incidência muito elevada, embora com tendência decrescente”, de acordo com o último relatório semanal de monitorização situação epidemiológica da Covid, divulgado pela Direção-Geral da Saúde. De acordo com este relatório, todos os indicadores, incluindo novos casos, óbitos, internamentos em enfermaria e internamentos em unidades intensivos, estão em queda.

Não obstante, a ministra admitiu, que, depois do verão, com a chegada do outono e inverno, “é possível que tenhamos uma situação de agravamento que possa tornar necessário o recurso a medidas adicionais”, apontando ainda que a partir de setembro se inicia um novo período de vacinação contra a Covid.

(Notícia atualizada às 14h47)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo prolonga situação de alerta da Covid-19 até fim de agosto. Mantém medidas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião