Mota-Engil comanda ganhos em Lisboa

A praça lisboeta abriu em alta, liderada pelo avanço das ações da construtora, sendo apoiada ainda pela EDP, Galp Energia e Jerónimo Martins. Lisboa acompanha a valorização das ações europeias.

A bolsa nacional abriu em terreno positivo, conhecendo os primeiros ganhos em quatro sessões. O índice PSI-20 avança 0,12%, para os 4.585,85 pontos, apoiado pelos ganhos de alguns pesos pesados, como a EDP, a Galp Energia e a Jerónimo Martins. Mas também pela Mota-Engil que é a cotada que mais ganhos regista nesta abertura. A praça lisboeta acompanha assim os ganhos que se registam nas ações europeias num dia que é marcado pelas eleições legislativas na Holanda. O índice Stoxx Europe 600 valoriza 0,26%, para os 374,44 pontos.

As ações da construtora aceleram 1,58%, para os 1,8 euros, depois de na passada segunda-feira ter anunciado que venceu um contrato para a construção de uma linha de caminhos-de-ferro em Moçambique, numa obra orçada em 2,3 mil milhões de euros.

Já entre os pesos pesados, destaque para a EDP, cujos títulos valorizam 0,21%, para os 2,84 euros, enquanto a petrolífera vê os seus títulos ganharem 0,15%, para os 13,53 euros, seguindo em sintonia com os preços do petróleo que seguem também em alta nos mercados internacionais.

De salientar ainda a Jerónimo Martins, que vê as suas ações progredirem 0,29%, para os 15,69 euros, depois de se saber que a inflação no setor alimentar na Polónia — mercado muito relevante para a empresa — manteve a trajetória ascendente registada desde novembro de 2016, confirmando assim a contínua recuperação do setor no país.

Em queda, destaque para os títulos da REN e da NOS. Os títulos das duas cotadas recuam 0,23% e 0,12%, respetivamente, para os 2,63 e 4,92 euros. Muito ligeiras, são as perdas das ações da EDP renováveis: caem 0,05%, para os 6,10 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil comanda ganhos em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião