Lançamento de rocket da Virgin pode afetar águas portuguesas

  • Lusa
  • 3 Agosto 2022

De acordo com a Anacom, "um evento nominal não depositaria nenhum material no mar, mas para maior prevenção, é implementada uma zona de perigo de danos".

A Agência Marítima Britânica colocou em consulta pública até 19 de agosto o projeto de lançamento do foguete da Virgin Orbit que irá impactar as águas ao largo da costa de Portugal, divulgou esta quarta-feira a Anacom.

De acordo com informação disponibiliza no site da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), a Agência Marítima Britânica (Marine Management Organisation – MMO) colocou em consulta pública o projeto de lançamento do foguete da Virgin Orbit a partir do Spaceport Cornwall (Reino Unido), que impactará as águas ao largo da costa de Portugal.

Ou seja, “está em causa que a Virgin Orbit (VO) conduzirá as operações de lançamento iniciadas no Spaceport Cornwall”. A Virgin Orbit irá usar um avião Boeing 747 “para transportar um foguete até um ponto de lançamento. Neste ponto, o Boeing 747 lançará o foguete da VO numa altitude que poderá variar num intervalo entre os 10.700 m e os 12.100 m”, lê-se na informação da Anacom.

“O foguete cairá por aproximadamente cinco segundos antes de ligar o motor”, sendo que “a parte de ignição do voo tem a maior probabilidade de falha, portanto, a VO solicitou uma zona de perigo em torno deste ponto”. De acordo com o regulador, “um evento nominal não depositaria nenhum material no mar, mas para maior prevenção, é implementada uma zona de perigo de danos”.

Assim, “à medida que o foguete prossegue o seu curso para a órbita, o primeiro estágio do foguete cairá no oceano 193 segundos após a ignição do foguete e o segundo estágio (duas peças de fibra de carbono protegendo a carga útil) cairá 217 segundos após a ignição e impactarão as águas ao largo da costa de Portugal”, prossegue.

“No seu programa de trabalho, a VO tem uma janela temporal de lançamentos de 29 de setembro a 28 de dezembro de 2022, sendo que só estão planeados dois lançamentos em 2022, com uma ocupação de uma hora por dia (máximo) numa janela de três dias”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lançamento de rocket da Virgin pode afetar águas portuguesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião