Primeira fase do programa Transformar Turismo apoia investimentos de 1,7 milhões

Candidaturas abriram no início do ano e, até ao final de julho, houve 47 projetos a concurso. Foram selecionados cinco, que vão receber 775 mil euros em apoios.

A primeira fase do programa Transformar Turismo, que prevê apoios para a requalificação do país enquanto destino turístico, encerrou no final de julho com 47 candidaturas recebidas, dos quais apenas cinco foram aprovadas. Em causa está, assim, um investimento total de 1,7 milhões de euros.

As candidaturas abriram no início do ano e, até ao final de julho, somaram-se 47 projetos a concurso. O Ministério da Economia selecionou cinco, que vão receber 775 mil euros em apoios, lê-se no comunicado enviado esta segunda-feira por aquele ministério.

Estes projetos vão desde a criação de um marketplace multicanal no norte do país à aplicação de redes inteligentes no contexto do turismo de saúde e bem-estar, bem como na concretização de novas infraestruturas para o turismo náutico, assentam em estratégias sólidas de sustentabilidade nas dimensões económica, social e ambiental com impactos relevantes e mensuráveis na região onde se inserem.

Para a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, estes projetos “ajudarão à qualificação do destino turístico Portugal, promovendo não só a regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo, mas também a desconcentração da procura, a redução da sazonalidade e maiores índices de criação de valor — justamente o que queremos para esta indústria”.

Na sequência da análise às 47 candidaturas recebidas, o Ministério da Economia considera serem necessários ajustes às regras do programa. Assim, lê-se, passará a ser possível a abertura de avisos específicos para a apresentação de candidaturas por concurso ou por convite.

Além disso, em situações excecionais e devidamente justificadas, será possível que os promotores, à data da candidatura, possuam mais de um projeto aprovado e ainda não concluído no âmbito do Programa Valorizar ou Programa Transformar Turismo.

O programa “Transformar Turismo” está previsto no plano “Reativar o Turismo. Construir o Futuro” e destina-se a apoiar o investimento público e privado na qualificação de Portugal enquanto destino turístico. Conta com duas linhas de apoio — Territórios Inteligentes e Regenerar Territórios — e destina-se às entidades públicas e privadas do setor, preferencialmente agrupadas em projetos conjuntos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeira fase do programa Transformar Turismo apoia investimentos de 1,7 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião