Sogrape acrescenta investimento de Peso nos vinhos do Alentejo

Maior empresa portuguesa de vinhos aposta “vários milhões de euros” na viticultura da Herdade do Peso, que soma 450 hectares e representa 10% da atual área de vinha da Sogrape no mundo.

Foi no início dos anos 90 que a Sogrape chegou ao Alentejo, reconhecendo na região da Vidigueira “condições naturais de excelência” para a produção de vinhos. Fernando Guedes, filho do fundador e pai do atual CEO, que tem o mesmo nome, rendeu-se aos encantos da Herdade do Peso, à qual os acionistas tinham uma ligação familiar. E logo em 1992 começou por assinar um primeiro contrato para a compra de uvas desta propriedade, que viriam a dar origem aos primeiros vinhos da empresa na região.

Mais tarde, em 1996, o líder histórico desta multinacional sediada em Avintes (Vila Nova de Gaia), que morreu há pouco mais de quatro anos, acabaria mesmo por avançar para a aquisição desta propriedade, que representa atualmente 10% do total da área de vinha que detém no mundo – além de Portugal, está presente na Espanha, Argentina, Chile e Nova Zelândia –, iniciando então um percurso de modernização do projeto alentejano, que inclui uma nova adega e a replantação de vinhas.

Quase três décadas depois de ali entrar pela primeira vez, o maior grupo português do setor do vinho continua a apostar na Vidigueira. Raquel Seabra, administradora executiva, conta ao ECO que “o investimento tem sido gradual, [mas] acentuou-se essa aposta mais recentemente em viticultura, envolvendo vários milhões de euros e permitindo alcançar um conhecimento profundo dos solos da herdade, dos diferentes terroirs e do comportamento de cada casta e clones”.

Raquel Seabra, administradora executiva da Sogrape

O investimento mais recente envolveu a plantação de um total de 42 hectares de vinha, com castas tintas como Alicante Bouschet, Tinta Miúda, Touriga Franca e Grand Noir; e as brancas Antão Vaz, Verdelho e Viognier. Destes novos hectares, dez foram plantados em sistema de condução de vinha em vaso (gobelet), que cria fruta diferente devido à sombra e poupa água, uma vez que é menos exigente em termos de rega.

“A escolha de castas, clones e métodos de condução da mais recente vinha plantada responde à necessidade de termos cada vez mais vinha orientada para a qualidade. Para isso, selecionámos os melhores locais em termos de solos e adaptabilidade de cada casta para o resultado pretendido”, detalha a administradora executiva. As vinhas da herdade fornecem as uvas para os vinhos de propriedade, onde se incluem referências como o Parcelas, Revelado e Reserva; e também para a gama Sossego e Trinca Bolotas.

Para já, o foco da Sogrape na região centra-se na Herdade do Peso, uma estratégia que se revê no recente investimento e na renovação dos vinhos da propriedade. Pretendemos levar o Alentejo ao mundo e apostar na internacionalização da marca.

Raquel Seabra

Administradora executiva da Sogrape

A Herdade do Peso representa atualmente 2% do portefólio da Sogrape e em 2021 aumentou as vendas em 10%, em termos homólogos. Tem uma área total de aproximadamente 450 hectares, dos quais atualmente 160 são de vinha (140 de castas tintas), 100 de olival e outros 20 estão ocupados por uma barragem de apoio ao sistema de rega. Na propriedade está igualmente em curso um projeto para criar “corredores de biodiversidade em equilíbrio com a natureza”, que visam recuperar a flora arbustiva tradicional do Baixo Alentejo através, por exemplo, da plantação de árvores de grande porte, como azinheiras.

“A região do Alentejo é muito apreciada em Portugal e tem vindo a conquistar cada vez mais o público internacional. Esta é uma tendência que se verifica [nas vendas] quer em volume quer em valor, e resulta em grande parte do esforço dos diferentes produtores em criar vinhos focados na qualidade. Este enquadramento dá-nos boas perspetivas para a evolução da região a médio e longo prazo”, sublinha Raquel Seabra.

Questionada sobre a possibilidade de avançar com outras aquisições, a gestora responde que “para já, o foco da Sogrape na região centra-se na Herdade do Peso, uma estratégia que se revê no recente investimento e na renovação dos vinhos da propriedade”. “Pretendemos levar o Alentejo ao mundo e apostar na internacionalização da marca. Três décadas depois, temos os ingredientes, a qualidade e a confiança para revelar este novo capítulo”, acrescenta.

Sob a liderança de Luís Cabral de Almeida, diretor de enologia da Sogrape no Alentejo, esta propriedade na Vidigueira, desenvolvida ao longo de três décadas pelas mãos da família Guedes, acaba de apresentar e anunciar o lançamento de três novos vinhos: Herdade do Peso Parcelas 2018 (PVP de 50 euros), Herdade do Peso Revelado 2019 (PVP de 15 euros) e Herdade do Peso Reserva 2019, que só chegará ao mercado em 2023.

No primeiro semestre deste ano, as exportações de vinhos portugueses baixaram 1,28%, para 432 milhões de euros, segundo dados divulgados pela ViniPortugal. Na próxima vindima, de acordo com as previsões realizadas pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), a produção deverá cair 9% em Portugal, face à campanha anterior. Destaque para as regiões do Douro, Porto e Lisboa, com quebras expectáveis de 20% em termos do volume.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sogrape acrescenta investimento de Peso nos vinhos do Alentejo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião