Dora Simões rende Manuel Pinheiro à frente da região dos vinhos verdes

Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes muda de liderança ao fim de duas décadas. Dora Simões, que já dirigiu a ViniPortugal e os Vinhos do Alentejo, promete apostar nas exportações.

Dora Simões é a nova presidente da direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) para o triénio 2022-2025. A antiga responsável da ViniPortugal e dos Vinhos do Alentejo esteve nos últimos quase sete anos a trabalhar na Luís Duarte Vinhos, em Reguengos de Monsaraz, na qual era coproprietária e diretora-geral.

Nascida no Porto e licenciada em English for International Business pela University of Central Lancashire, no Reino Unido, conta com mais de 25 anos de experiência profissional no setor do vinho. Neste regresso à cidade Invicta, onde fica a sede deste organismo, terá Óscar Meireles e Rui Pinto como vogais, em representação do comércio e da produção, respetivamente.

A sucessão na cúpula da CVRVV acontece depois de mais de duas décadas de liderança de Manuel Pinheiro, que cumpriu sete mandatos e deixou o cargo para assumir a posição de chairman do grupo Global Wines (Dão). Nos próximos três anos, a região dos vinhos verdes vai ter uma liderança duplamente feminina, já que Celeste do Patrocínio assume a presidência do Conselho Geral neste mandato.

Dora Simões, presidente da direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes

“É um enorme orgulho e uma grande responsabilidade assumir a liderança de uma região que se posiciona com diferenciação pela qualidade e que tem sido um exemplo a nível nacional e na promoção da marca Vinho Verde em mais de uma centena de mercados externos”, refere Dora Simões, citado numa nota enviada às redações.

A nova presidente elege como missão “manter esse crescimento nas exportações e no mercado nacional, reforçando o papel pioneiro que a CVRVV tem tido no desenvolvimento de ferramentas de apoio aos viticultores, na promoção do trabalho de produtores e engarrafadores e no aumento da base de consumidores dos vinhos desta região única no mundo”.

Os produtores de vinho verde exportam mais de metade da produção – com destaque para a Alemanha e os Estados Unidos –, que na última vindima ascendeu a mais de três milhões de litros. A região abrange 48 concelhos do noroeste de Portugal e conta com cerca de 16 mil hectares de vinha, 15 mil produtores de uva e 370 engarrafadores com marca própria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dora Simões rende Manuel Pinheiro à frente da região dos vinhos verdes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião