Fusion Fuel recebe 10 milhões do PRR para produzir hidrogénio verde em Sines

  • Capital Verde
  • 18 Agosto 2022

Subsídio de 10 milhões de euros do PRR vai permitir à energética portuguesa inaugurar unidade de produção de hidrogénio verde em Sines capaz de produzir 764 toneladas por ano.

A portuguesa Fusion Fuel, cotada no índice tecnológico norte-americano Nasdaq, assegurou um financiamento de 10 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para avançar com o projeto de produção de hidrogénio verde, em Sines.

De acordo com o comunicado divulgado esta quinta-feira pela energética sediada no Sabugo, o projeto Hevo-Indústria, uma unidade de produção de hidrogénio verde com 6,6 megawatts de capacidade, cujo investimento total ascende os 25 milhões de euros, consiste em 300 eletrolisadores Hevo-Solar (tecnologia desenvolvida pela própria Fusion Fuel). A estimativa é que produza até 764 toneladas de hidrogénio verde por ano a serem usadas no setor da mobilidade, na indústria em Sines ou integrados na rede de gás natural, informa a nota.

Pedro Caçorino Dias, responsável Comercial para Portugal, considera, em comunicado, que a aprovação “fortalece ainda mais a parceria e compromisso com o crescente ecossistema de hidrogénio do país”, sublinhando que programas de financiamento, como o PRR, são “fundamentais para acelerar o desenvolvimento da economia do hidrogénio aqui em Portugal e tornar o país num líder na transição energética a nível global”.

Este projeto vem somar-se ao investimento da empresa realizado em Évora. De acordo com o Expresso, a Fusion Fuel tem um outro projeto em desenvolvimento, para produzir hidrogénio verde para uso industrial com a instalação de 55 unidades Hevo Solar que permitirão produzir anualmente 60 toneladas de hidrogénio verde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fusion Fuel recebe 10 milhões do PRR para produzir hidrogénio verde em Sines

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião