Nas notícias lá fora: Hidrogénio verde, China, Olaf Scholz

  • ECO
  • 22 Agosto 2022

Superiate apreendido a oligarca russo será leiloado para saldar dívidas junto da JPMorgan. Digi soma 331 mil assinaturas de banda larga fixa nos últimos 12 meses, em Espanha, ultrapassando Más Móvil.

Mark Hutchinson, CEO da Fortescue Future Industries, defende que a Europa irá ter dificuldades em reduzir a sua dependência do gás russo, a menos que iguale a liderança estabelecida pelos EUA com o Inflation Reduction Act. Seca na China está a provocar perdas de água em partes do rio Yangtzé, o maior do continente asiátic, levando a racionamento do consumo público de electricidade. Aprovação do chanceler alemão, Olaf Scholz, cai para mínimos após alegadas falhas de memória em questões ligadas a uma investigação por fraude fiscal.

Financial Times

Europa tem de igualar liderança americana no investimento em hidrogénio verde, diz CEO

A Europa vai ter dificuldades em cumprir as metas para o hidrogénio verde e reduzir a sua dependência do gás russo, a menos que consiga igualar a liderança estabelecida pelos EUA com o Inflation Reduction Act, avança Mark Hutchinson, o líder da energética Fortescue Future Industries. Segundo o gestor, se Bruxelas quer levar a sério a substituição do gás russo, torna-se necessário melhorar os seus incentivos. Caso contrário, “todo o capital verde vai fluir para os EUA”, alertou.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

Bloomberg

Iate de oligarca russo leiloado para pagar empréstimo

Um superiate apreendido, que pertencia ao oligarca russo Dmitry Pumpyansky, será leiloado na próxima terça-feira após o multimilionário falhar com o pagamento de um empréstimo junto do banco JPMorgan Chase, avança a plataforma de leilões Howe Robinson Partners. Segundo Nigel Hollyer, corretor na empresa, este será o primeiro superiate a ser leiloado publicamente desde a imposição de sanções ocidentais sobre a Rússia desde a invasão da Ucrânia. A embarcação está avaliada em 63 milhões de libras, tendo sido apreendida em Gibraltar em março.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

The Guardian

Seca na China “esvazia” rios afetando produção de energia

Um cenário de seca extrema fez com que alguns rios na China – incluindo partes do rio Yangtze – secassem, o que está a afetar a produção de energia hidroelétrica, interrompendo o transporte por via marítima e forçando grandes empresas a suspenderem as operações. As autoridades chinesas emitiram um alerta nacional de seca na passada sexta-feira por causa de uma intensa onda de calor no sudoeste chinês que deverá continuar até setembro.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês)

Expansión

Romenos da Digi superam espanhola MásMóvil nas assinaturas de fibra ótica

A Digi somou 331 mil assinaturas de banda larga fixa nos últimos 12 meses, 30% mais do que as 255 mil da Más Móvil no mesmo período. A liderança neste mercado pertencia à MásMóvil desde 2017, altura em que lançou ofertas combinando banda larga fixa e móvel com a Orange.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso condicionado/conteúdo em espanhol)

The Telegraph

Aprovação de Olaf Scholz cai para mínimos

Cerca de dois terços dos alemães estão insatisfeitos com o chanceler Olaf Scholz. Uma pesquisa realizada pela INSA para o jornal Bild am Sonntag, publicada no domingo, revelou que que 62% dos alemães tinham uma visão desfavorável em relação a Scholz. Em março, cerca de 39% dizia estar descontente com o chanceler alemão.

Leia a notícia completa no The Telegraph (acesso condicionado/conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Hidrogénio verde, China, Olaf Scholz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião