Hoje nas notícias: Lojas, taxas de juro e desemprego

  • ECO
  • 22 Agosto 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Quintas-feiras e domingos são dias da semana em que as lojas dos centros comerciais poderiam reduzir horários noturnos para poupar energia, defende a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP). Conheça esta e outras notícias em destaque na imprensa portuguesa.

CCP admite discutir fecho antecipado de lojas para poupar energia

Para poupar energia, a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) propõe discutir com o Governo a redução dos horários noturnos das lojas em pelo menos dois dias da semana. Quintas-feiras e domingos são dias da semana em que as lojas dos centros comerciais poderiam fechar mais cedo, já que o volume de vendas tende a ser mais baixo, entende a CCP. O Executivo deverá apresentar um Plano de Poupança de Energia no final deste mês.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Taxa de juro da nova dívida tem maior subida desde 2011

A taxa de juro da nova dívida emitida por Portugal mais do que duplicou nos primeiros seis meses deste ano face à média do ano 2021. De acordo com dados do Ministério das Finanças e da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), a taxa de juro média ponderada de toda a nova dívida aumentou de 0,6% para 1,3%, refletindo um agravamento de 0,7 pontos percentuais, o maior desde 2011 — o primeiro ano do programa da troika. Ainda assim, este aumento não traduz completamente a subida das taxas de juro diretoras pelo Banco Central Europeu (BCE) em julho.

Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Mais de um terço dos desempregados está sem trabalho há dois ou mais anos

O mercado de trabalho em Portugal continua a dar sinais de desajustamento. No segundo trimestre de 2022, 35% do total de desempregados (105 mil) estavam sem trabalho há dois ou mais anos, segundo dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE). Este indicador agravou-se face aos 23% registados em 2021, mas, ainda assim, o valor geral representa um recuo de 3,1%, para 298,8 mil pessoas em situação de desemprego. Por outro lado, cerca de 152 mil, ou 50,9% do total, estão desempregadas há um ano ou mais.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Pagamentos em julho disparam 1,6 mil milhões

Os portugueses gastaram 11,1 mil milhões de euros no mês de julho, um aumento de 1,6 mil milhões face a julho de 2021 nos pagamentos com cartões, de acordo com dados da SIBS, a gestora da rede Multibanco. 2,5 mil milhões de euros dizem respeito só a pagamentos em super e hipermercados. Aliás, os maiores encargos foram registados com mercearia, restauração e combustíveis, sendo que os pagamentos por dia atingiram os 358 milhões de euros em julho, mais 50 milhões comparativamente a igual período de 2021.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Apesar do Brexit, há mais portugueses a emigrar para o Reino Unido

O número de portugueses a emigrar para o Reino Unido atingiu seis mil no primeiro semestre de 2021, tantos como durante todo o ano de 2020, avança o presidente do Observatório da Emigração, Rui Pena Pires, citando números do Department for Work and Pensions britânico. Apesar de o Brexit ter provocado metade da quebra da emigração em 2020, com a outra metade a dever-se à pandemia, os dados completos de 2021 apontam para um número de portugueses a dar entrada no Reino Unido próximo do registado em 2018 (18.868).

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Lojas, taxas de juro e desemprego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião