Dove troca dourado do logótipo por cinzento. Quer combater o preconceito com idade
Decisão da marca de beleza da Unilever surge depois de no Canadá uma pivot do canal de televisão CTV ter sido alegadamente despedida por não pintar o cabelo.
A Dove está a mudar nas redes sociais o dourado do seu logótipo para cinza para promover o combate ao preconceito com a idade e com o envelhecimento das mulheres. A decisão da marca de beleza da Unilever surge depois de no Canadá uma pivot do canal de televisão CTV, Lisa LaFlamme, ter sido alegadamente despedida por não pintar o cabelo.
“Mulheres com cabelos cinza estão a ser afastadas do trabalho. Por isso, a Dove está a ficar cinzenta. Juntos podemos ajudar as mulheres a envelhecer de forma bonita nos seus próprios termos”, anunciou a marca numa publicação no Instagram, incentivando as mulheres a mudar a fotografia do seu perfil para cinzento com o tag #KeepTheGrey.
A marca vai ainda a doar 100 mil dólares a uma ONG canadiana, Catalyst, que atua na criação de locais de trabalho mais inclusivos para as mulheres.
Conhecida pela sua mensagem de Beleza Real e, mais recentemente, pela campanha Reverse Selfie (um alerta para os perigos para a autoestima de jovens mulheres provocada pelo excessivo uso de filtros de imagem), a Dove usa agora o seu poder de marca para combater o preconceito com a idade.
A mensagem da Dove no Instagram – onde tem mais de 740 milhões de seguidores – surge pouco tempo depois de ter sido conhecido que a jornalista canadiana, Lisa LaFlamme, de 58 anos, e há muito a cara e editora do programa noticioso CTV National News, terá perdido o seu emprego por não pintar o cabelo.
LaFlamme ocupava essa função desde 2011 e estava ligada à estação de televisão há 35 anos, tendo ainda que cumprir com dois anos de contrato.
Em 2020, durante o confinamento, decidiu parar de pintar o cabelo e mantê-lo com a cor natural de cinza. Segundo o jornal canadiano, The Globe and Mail, o novo responsável da CTV News, Michael Melling, pouco depois de assumir funções questionou a decisão. (conteúdo em inglês, acesso não condicionado)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dove troca dourado do logótipo por cinzento. Quer combater o preconceito com idade
{{ noCommentsLabel }}