Fundo da BlackFin compra corretora de seguros Melior

  • ECO Seguros
  • 24 Agosto 2022

Depois da compra no ano passado pela Concentra Inversiones, a corretora Melior, 10ª maior do mercado nacional, vai voltar a mudar de mãos, desta vez para a gestora francesa de fundos BlackFin.

A corretora de seguros Melior, 10ª maior em Portugal, passou a ser detida a 99.18% no capital pela GI 10 – Investimentos e Gestão. Esta mudança surge na mesma altura em que a AGPS, uma sociedade holding com participação do banco Eurobic, tomou a maioria do capital da GI 10, operação que estará ligada à entrada da gestora de fundos BlackFin Capital Partners no capital da Melior.

A aquisição pela BlackFin Capital Partners, na sua qualidade de entidade gestora do BlackFin Financial Services Fund III, de uma participação qualificada indireta na Melior Seguros, já obteve parecer de “não oposição” por parte da ASF, entidade reguladora do setor, prevendo mesmo que a Melior se transforme em filial desta.

Nesta fase não se conseguiu apurar a relação e o negócio da BlackFin com a espanhola Concentra Inversiones que, até agora e desde junho do ano passado, detinha 84,31% da GI 10 e logo o controlo do capital da Melior.

O negócio da aquisição da Melior pela Concentra foi concretizado no ano passado. Este grupo espanhol integra várias corretoras, agências de subscrição e gestora de extensão de garantias com prémios emitidos acima dos 100 milhões de euros e receitas superiores a 13,5 milhões. Quanto à Melior, está em 10º lugar no ranking nacional de corretoras com uma faturação de 5,4 milhões de euros em 2021, indicando ao serviço 44 colaboradores.

A BlackFin é uma gestora de fundos de investimento baseada em Paris desde 2009 tendo, para este negócio que será realizado via Concentra ou diretamente na Melior, mobilizado verbas do seu Financial Services Fund III, fundo destinado a aquisições com um capital de mais de 900 milhões de euros disponíveis para investimentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo da BlackFin compra corretora de seguros Melior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião