Portway aponta 118 voos cancelados devido à greve, a maioria no Porto
Maioria dos voos cancelados são no aeroporto Francisco Sá Carneiro, indica a empresa de "handling" do grupo ANA. Funchal e Faro sem perturbações.
A Portway contabiliza 118 voos cancelados esta sexta-feira devido à greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Sintac). O Aeroporto Francisco Sá Carneiro é o mais castigado.
“A adesão é relativamente fraca, abaixo dos 10%. Temos ao dia de hoje 118 voo cancelados, 60% no Porto e 40% em Lisboa”, afirmou Rita Reis, diretora de recursos humanos da Portway num balanço do primeiro dia de greve, transmitido pelas televisões. “A operação de Faro e do Funchal está a decorrer com toda a naturalidade”, acrescentou.
O número da adesão contrasta com os indicados pelo sindicato esta manhã. “Neste momento estamos com uma adesão de cerca de 90% em Lisboa, 85% no Porto, entre 60% a 70% no Funchal e entre 40% a 50% em Faro”, afirmou Pedro Figueiredo, membro da direção do Sintac.
A diretora de recursos humanos da Portway garantiu que os 10% contabilizados incluem todos os trabalhadores ao serviço da empresa e justificou as consequências que, ainda assim, a greve está a ter nos aeroportos de Lisboa e Porto: “Uma quantidade menor de trabalhadores potencialmente param um departamento inteiro, pelo que tem obviamente impacto”. Negou também que a empresa esteja a recorrer a serviços alternativos. “A Portway não faz contratação externa nem o pode fazer. Só o poderão fazer as companhias aéreas nossas clientes e o aeroporto”, esclareceu.
Rita Reis contestou ainda os argumentos do sindicato. “Desde o ano de 2019 a Portway fez atualizações salariais na ordem dos 11% de acréscimo à massa salarial. Pagamos os feriados com um acréscimo de 150% face ao valor hora e portanto não 10% como decorre das acusações que temos vindo a ser alvo”, afirmou.
Sobre a progressão nas carreiras, disse que a empresa faz “avaliações de forma profissional e criteriosa. Da última avaliação decorreram atualizações salariais pagas em junho com classificação positiva de mais de 80% dos trabalhadores”, precisou. “Esta greve não faz qualquer sentido, porque a Portway é uma empresa que cumpre escrupulosamente os direitos dos trabalhadores que decorrem dos Acordos de Empresa em vigor e regulamentação aplicável”, disse ainda.
A greve convocada pelo SINTAC abrange os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal e tem início às 0h00 de dia 26 de agosto, terminando às 24h00 de dia 28. O sindicato contesta o sistema de progressões nas carreiras, o “incumprimento do pagamento de feriados a 100%” (são pagos a 50%), o “clima de intimidação” ou a “falta de condições de trabalho”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portway aponta 118 voos cancelados devido à greve, a maioria no Porto
{{ noCommentsLabel }}