Greve na Portway afeta 21 companhias aéreas a partir de amanhã. Veja a lista

Lista divulgada pela empresa de assistência em terra incluiu 21 companhias aéreas cujos voos deverão ser afetados devido à greve convocada pelo Sintac entre os dias 26 e 28.

Já há voos cancelados no aeroporto Humberto Delgado devido à greve na Portway marcada para os próximos três dias pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC). Transavia, Wizz Air, Turkish Airways, Brussels Airlines e Blue Air não vão realizar alguns voos para e a partir de Lisboa amanhã.

A consulta ao site da ANA com as chegadas e partidas previstas para amanhã, dia 26, o primeiro da paralisação, dá conta de 14 voos cancelados de e para destinos como Paris, Londres, Bruxelas ou Istambul. No Francisco Sá Carneiro, pelas 12h00 não apareciam ainda cancelamentos.

As perturbações não se limitam ao transporte de passageiros. “Já há voos de carga cancelados, da DHL e UPS, em Lisboa e no Porto”, relata ao ECO Pedro Figueiredo, membro da direção do SINTAC. “As companhias não querem arriscar a operação”, justifica.

A Portway, empresa que faz a assistência em terra para cerca de 80 companhias, divulgou esta manhã um comunicado onde “alerta para a possibilidade de virem a existir constrangimentos nos aeroportos nacionais” devido à greve convocada para os dias 26, 27 e 28 de agosto. No passado, as paralisações das empresas de handling têm causado inúmeros atrasos e cancelamentos de voos.

“Dado o impacto que a greve pode ter nas operações aeroportuárias, aconselham-se os viajantes a confirmarem os respetivos voos junto das companhias aéreas, antes de se dirigirem para os aeroportos”, apela a empresa do grupo ANA num comunicado divulgado esta manhã. A Portway, que emprega cerca de 2.400 trabalhadores, divulgou no seu site uma lista com 21 companhias afetadas pela greve, que incluem além das já mencionadas a Easyjet, Air Transact e United Airlines, Euroatlantic ou Cabo Verde Airlines. Pode ver a lista completa no fim do artigo.

A greve convocada pelo SINTAC abrange os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal e tem início às 0h00 de dia 26 de agosto, terminando às 24h00 de dia 28. O sindicato contesta o sistema de progressões nas carreiras, o “incumprimento do pagamento de feriados a 100%” (são pagos a 50%), o “clima de intimidação” ou a “falta de condições de trabalho”.

“As pessoas estão muito mobilizadas e esperamos uma boa adesão”, afirma Pedro Figueiredo. “Os trabalhadores estão muito descontentes”, acrescenta. Sem querer adiantar um prognóstico sobre o impacto da paralisação, recorda a greve na Portway de 2019, em que “foram cancelados cerca de 20 voos em Lisboa e outros tantos no Porto”.

A empresa de handling considera que “a convocatória desta greve é um ato irresponsável pois os motivos para a convocar não correspondem à realidade, compromete a recuperação do setor e da economia nacional num período de intensa atividade da aviação e do turismo e afeta seguramente a capacidade de a empresa traduzir a tão esperada recuperação financeira em melhores condições para os trabalhadores”.

Questionado sobre o impacto negativo para o Turismo que paralisação pode ter nesta altura do ano, Pedro Figueiredo responde que inicialmente foi considerado marcar a greve para o fim de semana encostado ao 15 de agosto, mas optaram por adiar. “Tentámos arranjar aqui um meio-termo em atenção aos passageiros, que não têm culpa pelas ações da Portway”, justifica.

Os serviços mínimos decretados pelo Governo determinam que “por cada dia de greve, os trabalhadores da Portway deverão assegurar os serviços mínimos de assistência em escala para de um voo diário Lisboa/Funchal e Funchal/Lisboa e um voo diário Porto/Funchal e Funchal/Porto.”

O SINTAC divulgou hoje um comunicado em que acusa a Portway de violar a legislação com a imposição de serviços mínimos, afixando listas antes de esgotado o prazo ao dispor do sindicato para o fazer. “A empresa chegou a notificar trabalhadores de acordo com a sua lista de serviços mínimos, contrariando os serviços mínimos decretados pelo SINTAC. Contudo, o sindicato irá solicitar à empresa que corrija as notificações já enviadas aos diversos trabalhadores”, afirma o sindicato.

Lista de empresas afetadas:

  • Aegean
  • Air Canada
  • Air Transat
  • American Airlines
  • Blue air
  • Brussels Airlines
  • Cabo Verde Airlines
  • EasyJet
  • Euroatlantic
  • Eurowings
  • Finnair
  • Flyone
  • Latam
  • Luxair
  • Norwegian
  • TAAG
  • Transavia
  • Tunisair
  • Turkish Airlines
  • Volotea
  • Wizzair

(Notícia atualizada às 18h35 com lista de companhias mais recente da Portway)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greve na Portway afeta 21 companhias aéreas a partir de amanhã. Veja a lista

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião