Alemanha considera desvinculação dos preços do gás e da eletricidade

  • Lusa
  • 27 Agosto 2022

Plano de médio prazo pretende romper com o princípio, até agora defendido pela Alemanha e outros países europeus, de vincular o preço do gás e da eletricidade.

O governo alemão está a equacionar a desvinculação, no médio prazo, do preço do gás e da eletricidade para evitar que se contagiem entre si, em caso de aumento dos preços, no âmbito da reforma do mercado energético.

Esta proposta integra o plano que está a ser analisado pelo Ministério da Energia e Proteção Climática, cujo titular, o ‘verde’ Robert Habeck (na foto), acelerou a redução da dependência da Alemanha face à Rússia e a procura de alternativas ao gás russo.

Segundo o jornal económico ‘Handelsblatt’, citado pela EFE, trata-se de um plano de médio prazo que rompe com o princípio, até agora defendido pela Alemanha e outros países europeus, de vincular o preço do gás e da eletricidade. Uma medida já tomada em Portugal e Espanha, com a criação do mecanismo ibérico que limita o preço do gás usado na produção de eletricidade.

Perante um aumento do preço do gás, como sucede atualmente nos países fortemente dependentes da Rússia, a conta da energia dispara.

Robert Habeck, vice-chanceler no governo liderado por Olaf Scholz, tem a seu cargo a realização da transição para a energia verde e, ao mesmo tempo, a redução da dependência energética do país face à Rússia.

Em fevereiro, mês que marcou o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, o fornecimento do gás russo representava 55% do total importado pela Alemanha. Em junho, essa percentagem caiu para 25% sendo atualmente superior a 15% de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Economia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha considera desvinculação dos preços do gás e da eletricidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião