Preço grossista da luz em França supera pela primeira vez 1.000 euros/MWh

O preço da eletricidade vendida nos mercados grossistas continua ao rubro. A Alemanha bate um novo recorde, ultrapassando os 800 euros por megawatt-hora (MWh).

Os preços grossistas da eletricidade na Europa estão a atingir recordes esta sexta-feira, dia em que os futuros de referência para o próximo ano chegaram a superar 1.000 euros/MWh (megawatt-hora) em França e 840 euros/MWh na Alemanha. Os valores são mais de dez vezes os registados há um ano, noticia a Bloomberg.

Em causa estão os preços cobrados pelos produtores de eletricidade no chamado mercado grossista, onde as comercializadoras de eletricidade se abastecem, assim como alguns consumidores de maior dimensão.

Mesmo assim, esta escalada ameaça aumentar a fatura dos consumidores finais — esta sexta-feira, no Reino Unido, os consumidores ficaram a saber que a fatura média anual com energia vai subir para mais de 3.500 libras a partir de outubro, devido à subida dos preços da energia nos mercados grossistas. A subida deverá ainda contribuir para alimentar a inflação, que tem atingido máximos de várias décadas na Zona Euro, incluindo em Portugal.

O mercado elétrico internacional tem estado em alta nas últimas semanas, sentindo a influência dos preços do gás natural, que é utilizado para produzir alguma da eletricidade que é vendida nos mercados grossistas. O contrato de gás que serve de referência para a Europa, o holandês TTF, mantém-se esta sexta-feira em torno dos 320 euros/megawatt-hora (euros/MWh), tendo estado a bater sucessivos recordes, impulsionado pelo anúncio de que a Rússia vai voltar a interromper o abastecimento via o gasoduto Nord Stream, que liga o gigante de leste à Alemanha.

No mercado ibérico, o preço médio diário do mercado grossista para esta quinta-feira está nos 160,04 euros/MWh. No dia de ontem – dado que os dados relativos ao mecanismo ibérico relativos a esta sexta-feira ainda não estão disponíveis – registava-se um preço de 175,33 euros/MWh, ao qual se somava um custo médio diário do ajuste de 142,96 euros/MWh, resultando num preço final, para os consumidores que estão a pagar o mecanismo, de 318,29 euros/MWh, ainda assim muito abaixo dos preços nos pares europeus.

Caso o mecanismo não existisse, a Direção-Geral da Energia calcula que o preço ibérico da eletricidade grossista para o dia seguinte se situasse esta quinta-feira nos 500,13 euros/MWh.

(Notícia atualizada às 13h31 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço grossista da luz em França supera pela primeira vez 1.000 euros/MWh

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião