Greve cancela perto de 100 voos em Lisboa no fim de semana. No Porto tudo normal

Site da ANA indica 42 voos cancelados hoje devido à greve na Portway. Número sobe para 56 no domingo. Restantes aeroportos sem registo de problemas.

A consulta ao site da ANA indica 98 voos cancelados no aeroporto de Lisboa entre sábado e domingo devido à greve na Portway convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Sintac). Porto, Faro e Funchal sem perturbações.

O aeroporto Humberto Delgado parece ser o único afetado hoje e amanhã pela paralisação, com 42 voos cancelados no sábado e 56 no domingo, contando com chegadas e partidas, segundo as informações disponibilizadas pelo site da ANA.

No Francisco Sá Carneiro aterraram já vários voos das transportadoras aéreas mais afetadas: Easyjet e Transavia. Em Faro e no Funchal também não há indicação de cancelamentos para hoje ou amanhã.

Pedro Figueiredo, membro da direção do Sintac disse este sábado à agência Lusa que há um “ligeiro aumento da adesão”, afirmando que está previsto o cancelamento de 44 voos no Humberto Delgado e atrasos nas chegadas e partidas de Faro. Não adiantou, no entanto, dados concretos sobre a percentagem de grevistas.

No balanço feito ontem à tarde, a Portway indicava 118 cancelamentos na sexta-feira e uma adesão à greve “abaixo dos 10%”. Ao final da noite de ontem, o Sintac afirmou em comunicado que “o dia 26 de agosto ficou marcado pelo histórico cancelamento de 60 voos em Lisboa, 33 no Porto e de atrasos substanciais em Faro e no Funchal”.

“Valorizamos efetivamente o número de voos cancelados hoje e nos próximos dias, tal como de resto a empresa já confirmou, sendo este facto para nós – e todos os trabalhadores – uma vitória”, acrescentou o sindicato.

A diretora de Recursos Humanos da Portway, Rita Reis, negou ontem que a empresa esteja a recorrer à contratação de serviços alternativos para contornar a greve. “A Portway não faz contratação externa nem o pode fazer. Só o poderão fazer as companhias aéreas nossas clientes e o aeroporto”, esclareceu. No comunicado divulgado ontem à noite, o Sintac diz que a empresa “foge à verdade quando refere que não foi a Portway a contratar serviços para substituir grevistas. Ademais, é do conhecimento de todos que os aeroportos são geridos pela PORTWAY / ANA / VINCI – sobejamente conhecida como principal acionista e único na Portway”.

A responsável afirmou também que a empresa tem investido cerca de dois milhões por ano na melhoria das condições da operação. O Sintac contesta: “Esse valor deve estar a ser canalizado para viaturas e melhorias de condições apenas na sede da empresa. Nos próximos dias iremos fazer chegar aos diversos meios de comunicação registos das deploráveis condições em que certos locais da empresa se encontram”.

O sindicato diz também que são “falsidades” as declarações da diretora de recursos humanos sobre os salários. “Desde o ano de 2019 a Portway fez atualizações salariais na ordem dos 11% de acréscimo à massa salarial. Pagamos os feriados com um acréscimo de 150% face ao valor hora e portanto não 10% como decorre das acusações que temos vindo a ser alvo”, afirmou Rita Reis. “O Sintac irá fazer chegar à comunicação social comprovativos de diversos recibos sobre o miserável salário dos trabalhadores da Portway e, ainda, demonstrações de como os feriados estão a ser pagos a 50%”, diz o sindicato.

A greve convocada pelo SINTAC abrange os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal e teve início às 0h00 de dia 26 de agosto, terminando às 24h00 de dia 28. Segundo a informação disponibilizada no site da Portway a paralisação afeta 21 companhias aéreas.

(Notícia atualizada às 12h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greve cancela perto de 100 voos em Lisboa no fim de semana. No Porto tudo normal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião