Membro do BCE defende subida de 50 a 75 pontos base nos juros em setembro

  • ECO
  • 27 Agosto 2022

Presidente do banco central da Letónia e membro do conselho de governadores do BCE defendeu em Jackson Hole que subida dos juros seja concentrada no início do ciclo de aumentos.

Martins Kazaks, membro do conselho de governadores do BCE, defende um forte aumento das taxas de referência na próxima reunião de política monetária. “Devemos estar abertos a discutir quer os 50 quer os 75 pontos base como possíveis movimentos“, afirmou em declarações à Reuters à margem da conferência de Jackson Hole, nos EUA.

“Concentrar a subida dos juros no início do ciclo é uma opção sensata”, disse Kazaks, que é também presidente do banco central da Letónia. “Tendo em conta a perspetiva atual, deveria ser, pelo menos, 50 pontos base“, acrescentou.

O responsável considerou que uma recessão na Zona Euro é muito provável, mas que isso não levará por si só a uma queda da inflação. O índice de preços no consumidor registou uma variação homóloga recorde de 8,9% em julho, ficando acima dos 8,6% contabilizados em junho.

O BCE aumentou as taxas em 50 pontos base a 21 de julho, acabando com os juros negativos na Zona Euro, na primeira subida desde 2011. Os mercados esperam uma mexida semelhante na reunião de política monetária, que se realiza no dia 8 de setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Membro do BCE defende subida de 50 a 75 pontos base nos juros em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião