Ministra alemã promete mais ajuda militar à Ucrânia numa guerra que “durará anos”

  • Lusa
  • 28 Agosto 2022

Annalena Baerbock garantiu que a Alemanha continuará a prestar ajuda militar, incluindo armamento pesado. Ministra está contra adiamento do encerramento das três últimas centrais nucleares do país.

A ministra dos Negócios Estrangeiros, a ‘verde’ Annalena Baerbock, reiterou hoje que a Alemanha vai continuar a oferecer ajuda militar à Ucrânia, incluindo suprimentos de armamento pesado, face a uma guerra que, alertou, “durará anos”.

“Para mim está claro que a Ucrânia defende a nossa liberdade e a nossa ordem pacífica, pelo que continuaremos o apoio financeiro e militar pelo tempo que for necessário”, afirmou a titular da pasta dos Negócios Estrangeiros do Governo de Olaf Scholz, em declarações ao diário “Bild”, citado pela agência Efe.

O mundo deve assumir “que esta guerra se prolongará por anos”, já que “infelizmente, o Governo russo tem a ideia fixa de quebrar a Ucrânia e o seu povo”, acrescentou Baerbock.

“Faremos o que for preciso para que esse objetivo não se concretize”, prometeu a ministra, ao expressar o seu apoio à ambição da Ucrânia de recuperar a Crimeia e recordando que a comunidade internacional não reconheceu a “anexação ilegítima” da península, em 2014, por parte da Rússia.

Baerbock, assim como o ministro da Economia, Robert Habeck, defendeu a linha mais crítica contra Moscovo desde antes da formação da tripartição entre social-democratas, ‘verdes’ e liberais de Scholz.

Ambos os ministros ‘verdes’ já exigiam o fim da dependência energética da Rússia mesmo antes do início da invasão russa e nos seus tempos de oposição manifestaram-se contra a construção do segundo gasoduto de Nord-Stream, cuja entrada em funcionamento paralisou Sholz em fevereiro passado.

Agora, Baerbock rejeita as propostas dos seus parceiros liberais para reativar o Nord Stream 2, como solução de emergência face à escassez de gás.

A ministra também se mostrou contra o adiamento do encerramento das três últimas centrais nucleares da Alemanha, que, segundo o plano de abandono dessa fonte de energia, deve estar concluído até o final deste ano.

Scholz deu a entender que a atividade dessas centrais pode durar um período relativamente curto, enquanto os liberais propõem que o funcionamento se mantenha até 2024 e, inclusive, se reativem por dois anos aquelas que foram desativadas.

Os ‘verdes’, por enquanto, consideram desnecessário adiar a desconexão das três ainda ativas, embora não o descartem categoricamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministra alemã promete mais ajuda militar à Ucrânia numa guerra que “durará anos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião