Governo francês alerta para risco de racionamento energético no inverno
Num cenário de racionamento energético, as empresas serão as primeiras a ser afetadas, alertou primeira-ministra francesa. Ministérios devem cortar até 10% do consumo energético em dois anos.
A primeira-ministra da França, Élisabeth Borne, alertou esta segunda-feira que o Governo pode ter de racionar energia já no próximo inverno e apelou às empresas para que tomem medidas de forma a reduzir o seu consumo, avançou o Politico.
No caso do racionamento energético se tornar uma realidade em França, “as empresas serão as primeiras a ser atingidas”, alertou Élisabeth Borne. No entanto, a primeira-ministra acrescentou que o Governo francês se encontra a trabalhar com entidades do setor industrial, como a France Industrie, de forma a atenuar o impacto de um possível racionamento energético, da mesma forma que se encontra a preparar medidas de apoio às empresas afetadas.
Todos os ministérios do Governo francês devem ainda implementar um plano para cortar até 10% da energia utilizada nos próximos dois anos, disse Élisabeth Borne, que instou ainda as empresas a criarem um “embaixador da sobriedade energética”. Os planos empresariais para a poupança de energia serão revistos em outubro, acrescentou.
As declarações da primeira-ministra francesa foram feitas numa conferência anual organizada pela Medef, a maior associação patronal em França, na qual Élisabeth Borne incentivou as empresas a “ir mais longe” na sua redução do consumo energético. O motivo para a recomendação prende-se com a ameaça de um corte total do abastecimento de gás vindo da Rússia, colocando em cima da mesa cenários de cortes energéticos com “graves consequências económicas e sociais”, esclareceu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo francês alerta para risco de racionamento energético no inverno
{{ noCommentsLabel }}