Hoje nas notícias: Comboios, comissões e preços do leite
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Os concursos da futura linha de alta velocidade Lisboa-Porto deverão ser lançados dentro de um ano. No primeiro semestre deste ano, o Estado português pagou 42 milhões de euros em comissões associadas à dívida pública e os empréstimos da “bazuca” já pesam na “fatura”. O presidente da Agros avisa que o preço do leite tem de subir, dado o aumento dos custos de produção. A marcar o dia está a ainda a notícia de que várias metas para a inclusão de deficientes estão por cumprir.
Concursos para obras da alta velocidade lançados daqui a um ano
Os primeiros dois projetos da futura linha de alta velocidade Lisboa-Porto deverão ser entregues pela Infraestruturas de Portugal (IP) à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no último trimestre. O objetivo é que, na segunda metade de 2023, sejam lançados os concursos para a construção dos dois lotes que integram a primeira fase. Fonte oficial da IP diz que está a concluir os estudos relativos ao troço Campanhã-Soure, de cerca de 140 quilómetros.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Comissões da dívida pública custam 42 milhões ao país até junho
Nos primeiros seis meses deste ano, o Estado português pagou 42 milhões de euros em comissões relacionadas com a dívida pública. A maior fatia dos encargos diz respeito a operações de dívida e ao “rating”, bem como com despesas relativas ao regaste da troika. Contudo, desde 2021 que os empréstimos da “bazuca” europeia também estão a ter custos para Portugal, puxando pela “fatura”.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).
“Leite excessivamente barato acabou”, diz presidente da Agros
O presidente da Agros considera que o paradigma do “leite excessivamente barato ao consumidor acabou”, depois de os custos de produção terem subido cerca de 50% no último ano. Já o preço subiu à volta de 20%, “um défice que não foi colmatado” e que implicará a subida do preço do leite ao produtor “de forma a ser sustentável. Idalino Leão adianta que nos últimos dois anos já foram encerradas 300 explorações que integravam a união de cooperativas que formam a Agros, sendo atualmente 900. “Não há memória de uma exploração que encerra e volta a abrir”, disse.
Leia a entrevista completa na Rádio Renascença (acesso livre).
Governo falha quase todas as metas para a inclusão de deficientes
Há várias medidas propostas para 2021 incluídas na Estratégia Nacional para a Inclusão de Pessoas com Deficiência (ENIPD) que estão por cumprir. As barreiras arquitetónicas estão por eliminar, os guias para a prevenção da violência não existem e o diagnóstico sobre a empregabilidade não foi feito. A ENIPD entrou em vigor a 1 de setembro de 2021 e nela constam 170 medidas, das quais 70 deviam ter sido iniciadas ou concluídas no ano passado. Ao Jornal de Notícias, o Ministério do Trabalho e da Segurança Social justifica o atraso com o facto de algumas medidas serem “inovadoras” e, por isso, foi preciso construir “uma base de suporte técnico” ou inclui-las nos planos de atividade das organizações envolvidas.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).
“Questão é quando é que a recessão chega”, diz líder da CIP
O líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) já dá uma recessão como certa. “A questão não é se vamos ter uma recessão. A questão é quando é que ela chega”, refere António Saraiva, comentando a queda do indicador do clima de confiança no setor da transformação para os níveis registados na pandemia. “Era de esperar esta nova crise. (…) “Estamos a somar uma nova crise à crise da Covid. Com o aumento exponencial dos custos de energia, não há tesouraria que aguente”, disse.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Comboios, comissões e preços do leite
{{ noCommentsLabel }}