Marque na agenda: É o último dia para pagar IRS

Se recebeu uma nota de cobrança, tem até ao final de agosto para pagar os montantes referentes aos rendimentos do ano passado.

Se está entre as pessoas que não receberam de reembolso mas ao invés vão ter de pagar IRS à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), não se esqueça que só tem até esta quarta-feira para o fazer. O prazo para pagar termina no final do mês de agosto, mas quem entregou a declaração fora do prazo tem até dezembro para saldar a dívida (que para além do imposto pode incluir também uma coima).

Os dados para pagamento deste imposto ao Fisco são enviados para o domicílio fiscal ou para a caixa postal do “Via CTT” se o contribuinte tiver aderido a este meio.

Pode saldar a dívida por multibanco, online, por cheque e até em prestações, opção para a qual é necessário fazer o pedido ao Fisco (até 15 dias depois de terminar a data limite de pagamento, ou seja, 15 de setembro). É ainda possível a opção de débito direto, mas é necessário fazer o pedido no Portal das Finanças.

Segundo o último balanço das Finanças, até 29 de junho, o penúltimo dia da campanha deste ano, foram emitidas cerca de 883,6 mil notas de cobrança, num total de aproximadamente 1.354 milhões de euros.

Na síntese de execução orçamental de julho deste ano, já era referido que “relativamente aos impostos diretos, observou-se um crescimento de 2.471 milhões de euros (ou 26%) impulsionado pelo crescimento da receita do IRS em 784,9 milhões de euros (aumento em 12%) e do IRC em 1.633,8 milhões de euros (ou 59,4%), quando comparado com o período homólogo”.

“A evolução positiva do IRS pode ser justificada pelo aumento da população empregada e pelo aumento da remuneração bruta total mensal média por trabalhador no segundo trimestre de 2022, comparativamente ao trimestre homólogo”, lê-se no balanço da Direção-Geral do Orçamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marque na agenda: É o último dia para pagar IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião