IRS Jovem deu benefício médio de 380 euros a 37.558 contribuintes

Em média, cada um dos beneficiários tem um rendimento mensal de 960 euros e um benefício fiscal de 380 euros por ano ao aderir ao IRS Jovem. Despesa fiscal ascendeu a cerca de 15 milhões de euros.

Um total de 37.558 jovens beneficiou do IRS Jovem na campanha relativa aos rendimentos auferidos em 2021, num valor total de rendimentos do trabalho abrangido de 506 milhões de euros.

De acordo com as contas feitas pelo Ministério das Finanças, “em média, cada um destes jovens tem um rendimento mensal de 960 euros e um benefício fiscal de 380 euros por ano ao aderirem ao IRS Jovem”, que vigorou pelo segundo ano.

A despesa fiscal associada ao IRS Jovem da campanha de 2021, cuja fase de entrega declarativa terminou a 30 de junho, ascendeu a cerca de 15 milhões de euros, calculou ainda o Ministério tutelado por Fernando Medina.

O benefício IRS Jovem foi implementado para incentivar a qualificação dos mais jovens e apoiar a sua integração na vida adulta e no mercado de trabalho após a conclusão dos estudos. No primeiro ano de aplicação da medida tinha abrangido 1.020 pessoas.

“O aumento significativo do número de beneficiários do IRS no segundo ano de aplicação deste benefício deve-se, em grande medida, à implementação de um sistema de alerta, por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), no momento da submissão da declaração para divulgação e incentivo do regime”, justifica o Governo.

Esta medida garantiu uma isenção de IRS até 30% de rendimentos de trabalho dependente obtidos por jovens entre os 18 e os 26 anos após a conclusão dos estudos, no mínimo o 12.º ano de escolaridade. No próximo ano vai passar também a abranger trabalhadores independentes e jovens doutorados até aos 30 anos, como aprovado no Orçamento do Estado para 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IRS Jovem deu benefício médio de 380 euros a 37.558 contribuintes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião