Governo ajusta tabela de IRS para acomodar aumentos da Função Pública

O Governo já publicou as novas tabelas de retenção para evitar que os aumentos na Função Pública, sobretudo para os assistentes técnicos, não sejam anulados pelo IRS retido.

Foi publicado ontem à noite em Diário Da República a nova tabela de retenção de IRS para acomodar os aumentos salariais na Função Pública.

O Governo já comunicou aos sindicatos que, por exemplo, os assistentes técnicos que agora entram na carreira a ganhar 709,46 euros, terão um aumento no salário de entrada de 47,55 euros, passando a receber 757,01 euros brutos. Este aumento terá retroativos a janeiro e vai abranger 17 mil trabalhadores do Estado.

Os sindicatos já tinham anunciado que se não houvesse alterações fiscais, os aumentos poderiam ser absorvidos pelas tabelas de IRS.

Segundo as contas da FESAP, no caso de um assistente técnico, solteiro e sem filhos, com um salário de 709 euros (o atual salário de entrada) está isento de descontar. Mas com o aumento de 47,55 euros, passaria, com a atual tabela, a ter de reter 7,9%, ou seja, 59 euros. Resumindo, no final do mês levava para casa menos dinheiro.

Daí o Governo mexer na tabela. Na nota publicada em Diário da República, o Governo diz que atualiza as “tabelas I — trabalho dependente não casado e III — trabalho dependente, casado dois titulares, em consonância com a evolução recente das atualizações salariais da Administração Pública, aplicando-se as alterações introduzidas apenas aos rendimentos pagos ou colocados à disposição a partir de 1 de julho de 2022″.

Com a nova tabela publicada ontem, um salário de 757,01 euros brutos passa a descontar 5%, ou seja, 37,9 euros, menos do que 47,55 euros de aumento.

Veja aqui as novas tabelas

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo ajusta tabela de IRS para acomodar aumentos da Função Pública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião