“Leite excessivamente barato acabou”, diz presidente da Agros

  • ECO
  • 31 Agosto 2022

O presidente da Agros diz que os custos de produção para produzir leite aumentaram cerca de 50% no último ano, pelo que alerta que os preços em todo o elo da cadeia devem subir.

O presidente da Agros avisa, numa entrevista à Rádio Renascença, que o paradigma do “leite excessivamente barato ao consumidor acabou”, depois de os custos de produção terem subido cerca de 50% no último ano.

“O preço do litro de leite, que dá para alimentar uma família média de quatro pessoas por dia, é mais barato do que um café”, alerta Idalino Leão, referindo que, “neste momento, é mais caro em cerca de 50% produzir um litro de leite do que era no período homólogo”. Já o preço do leite subiu à volta de 18 a 20% ao produtor, “um défice que não foi colmatado” e que implicará a subida do preço do leite ao produtor “de forma a ser sustentável e que se deverá repercutir “nos elos da cadeia seguintes, ou seja, na indústria e na distribuição”.

“Neste momento, a curto prazo, se o preço não acompanhar a subida nos três elos da cadeia, não tenho a menor dúvida que a curto/médio prazo poderá não haver leite nacional para abastecer as necessidades dos portugueses”, avisa o presidente da Agros. Idalino Leão adianta AINDA que nos últimos dois anos já foram encerradas 300 explorações que integravam a união de cooperativas que formam a Agros, sendo atualmente 900. “Não há memória de uma exploração que encerra e volta a abrir”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Leite excessivamente barato acabou”, diz presidente da Agros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião