Combustíveis descem na próxima semana. Gasóleo cai 6,5 cêntimos e gasolina desce 7

Se for atestar o depósito na próxima semana, vai encontrar um alívio nos preços. Litro do gasóleo deverá ficar 6,5 cêntimos mais barato, enquanto a gasolina recua sete cêntimos.

Depois de uma semana em que o gasóleo subiu, os preços dos combustíveis voltam a ter um alívio na próxima segunda-feira. Enquanto o preço do litro do gasóleo deverá descer 6,5 cêntimos, o preço da gasolina recua sete cêntimos, disse ao ECO fonte do setor.

Feitas as contas, entre 5 a 11 de setembro, os consumidores deverão contar pagar 1,827 euros por litro de gasóleo simples – uma redução de 6,5 cêntimos – e 1,71 euros por litro de gasolina simples 95 — menos sete cêntimos — de acordo com os valores médios praticados nas bombas na semana passada, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Estes valores ainda podem sofrer ajustamentos, tendo em conta o fecho das cotações do Brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial.

Nos últimos dias, o índice do brent (contrato de referência para a Europa) acumulou perdas de 8%, tendo negociado abaixo dos 93 dólares por barril ao final da tarde desta quinta-feira. No entanto, esta sexta-feira, os preços subiram 2,76% para 94,91 dólares. Em Nova Iorque, o crude WTI avança 2,81% para 89,05 dólares, depois de ter atingido na véspera a cotação mais baixa desde 28 de janeiro.

Esta semana, o Governo anunciou o prolongamento das medidas de para mitigar os efeitos do aumento dos combustíveis, entre elas, os descontos aplicados no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) dos combustíveis, a suspensão da atualização da taxa de carbono e também os descontos para o gasóleo agrícola.

Assim, o desconto no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13% — medida introduzida em maio — vai manter-se durante o mês setembro. Segundo as contas do Ministério das Finanças, a diminuição da carga fiscal é de 28,2 cêntimos por litro de gasóleo e 32,1 cêntimos por litro de gasolina.

(Notícia atualizada às 11h19)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis descem na próxima semana. Gasóleo cai 6,5 cêntimos e gasolina desce 7

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião