Pensionistas deverão receber bónus ainda este ano

  • ECO
  • 2 Setembro 2022

Governo estuda aumento antecipado aos pensionistas a pagar ainda este ano. Estarão na calha, também, alterações no IRS e descidas de IVA, bem como apoios mais direcionados às famílias vulneráveis.

O Governo prepara-se para aumentar as pensões de forma extraordinária ainda este ano, para atenuar o impacto da inflação no poder de compra dos pensionistas. A notícia foi avançada pelo Jornal de Negócios (acesso pago) esta sexta-feira, que indica que os moldes do aumento ainda estão por fechar.

O jornal refere que está a ser equacionado um bónus que equivale a parte da pensão, a receber até ao final do ano. A decisão não deverá impedir o aumento extraordinário das pensões em 2023, como tem acontecido nos últimos anos, garante a publicação, embora também refira que está por definir se este bónus vai ter impacto nessas contas.

O Executivo reúne num Conselho de Ministros extraordinário na segunda-feira, para aprovar medidas de apoio às famílias no contexto da subida dos preços (as empresas vão ter de esperar até depois de dia 9). O pacote deverá valer dois mil milhões de euros e inclui, segundo o Negócios, medidas que descem a receita fiscal através de mexidas no IRS, mas também no IVA de alguns produtos. Estarão ainda a ser estudados apoios para as famílias com menos rendimentos, que não beneficiariam dessas alterações no IRS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pensionistas deverão receber bónus ainda este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião