Governo avança já só com apoios às famílias. Vai esperar pela Europa para avançar com medidas para as empresas

Costa revelou que o Governo vai aprovar na segunda-feira medidas de apoio ao rendimento das famílias. Já as empresas vão ter de esperar pela reunião dos ministros da Energia da UE de dia 9.

António Costa revelou esta quinta-feira que o Governo irá aprovar na próxima segunda-feira medidas apenas dirigidas para as famílias para mitigar o impacto da escalada da inflação, sendo que os apoios para as empresas só serão anunciados depois da reunião dos ministros da Energia da União Europeia (UE), marcada para 9 de setembro.

Falando na Cimeira Luso-Moçambicana, o primeiro-ministro foi questionado sobre as declarações do Presidente da República esta manhã, que defendeu que a Europa deve unir-se nas medidas de apoio à economia que está a ser castigada com a alta dos preços, e ainda sobre uma eventual redução do IVA do gás, como acabou de anunciar Espanha.

Em relação às famílias, António Costa recordou que está marcado um Conselho de Ministros extraordinário para a próxima segunda-feira “para aprovar um conjunto de medidas de apoio às famílias”. “Temos claro qual é a perspetiva de execução orçamental, com responsabilidade podemos tomar as decisões com segurança”, disse o primeiro-ministro em Moçambique, em declarações transmitidas pela RTP3.

Contudo, indicou que os apoios para as empresas serão anunciados mais tarde, pois “faz sentido” esperar pelas decisões do Conselho de Ministros da Energia da UE que terá lugar no dia 9 e onde deverão ser aprovadas várias medidas, incluindo a reforma do mercado da eletricidade que António Costa tem vindo a defender.

“É por isso que só depois deste Conselho de Ministros da Energia da UE é que faz sentido definir um novo pacote dirigido especificamente para as empresas, porque faz sentido definir um novo pacote tendo em conta aquilo que será a decisão, espero que no bom sentido, dessa reunião dos ministros da energia no próximo dia 9”, salientou Costa.

Portugal registou uma taxa de inflação de 9% em agosto, uma ligeira redução em relação ao mês anterior.

Esta manhã, o Presidente da República pediu medidas urgentes pois as “famílias e as empresas sofrem” com a alta dos preços dos últimos meses e sublinhou a necessidade de se trabalhar em conjunto na Europa, sobretudo no domínio da energia, “para não criar desigualdades”.

(Notícia atualizada às 12h53)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo avança já só com apoios às famílias. Vai esperar pela Europa para avançar com medidas para as empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião