UVE garante que 30% dos veículos elétricos são usados importados

  • ECO
  • 5 Setembro 2022

Cerca de 30% do mercado de veículos elétricos em Portugal vem da importação de usados, garante a UVE, não sendo estes elegíveis para o incentivo de aquisição do Fundo Ambiental.

A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) avança que cerca de 30% do mercado de veículos elétricos em Portugal é proveniente da importação de veículos usados, sendo que estes não são elegíveis para o Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas 2022, do Fundo Ambiental.

O alerta da UVE, avançado pela edição esta segunda-feira do Jornal de Notícias (acesso livre), chama a atenção para a falta de veículos novos para entrega imediata. Segundo a associação, isto representa um desafio para os utilizadores que desejam beneficiar do incentivo de aquisição do Fundo Ambiental, visto que os veículos elegíveis devem ser matriculados este ano, e as candidaturas encerram a 30 de novembro de 2022.

A UVE garante que todos os veículos elétricos estão vendidos, sendo que os prazos de entrega variam atualmente entre seis e 12 meses, com a Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) a estimar uma média de 18 meses. Embora os veículos elétricos importados não sejam elegíveis para o incentivo de aquisição, estes continuam a beneficiar da isenção do Imposto Sobre Veículos (ISV), bem como do Imposto Único de Circulação (IUC).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UVE garante que 30% dos veículos elétricos são usados importados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião