Preços do petróleo sobem mais de 2% antes da reunião da OPEP+

OPEP+ vai reunir-se esta segunda-feira e os investidores esperam um corte na produção de matéria-prima.

Os preços do petróleo estão a subir mais de 2% esta segunda-feira, no dia em que há reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+), com os investidores a esperarem um corte na produção de matéria-prima.

Às 8h26 de Lisboa, o barril de Brent, cotado em Londres e que serve de referências às importações nacionais, está a subir 2,49% para 95,34 dólares, enquanto o WTI, cotado em Nova Iorque, valoriza 2,29% para 88,86 dólares.

Esta segunda-feira há reunião da OPEP, em que poderá ser decidida uma manutenção dos níveis atuais de oferta ou então um corte na produção de ouro negro de forma a aumentar os preços, apesar de a oferta continuar apertada, explica a Reuters.

“A OPEP+ provavelmente manterá a produção controlada o suficiente para manter o preço do petróleo numa altura de interrupções na procura provocadas pelos novos confinamentos em algumas partes da China”, diz Tina Teng, analista da CMC Markets, citada pela agência de notícias.

A Rússia, o segundo maior produtor de petróleo do mundo e membro importante da OPEP+, não apoia um corte na produção neste momento. “Embora esperemos que a OPEP+ mantenha os níveis de produção inalterados, a retórica pode ser otimista, pois parece conter a recente queda nos preços”, escreveram analistas do ANZ, citados numa nota.

Tina Teng, da CMC, nota que os riscos de um corte na produção continuam, justificando isso com as potenciais exportações do Irão numa altura de negociações do acordo nuclear e temores de uma recessão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços do petróleo sobem mais de 2% antes da reunião da OPEP+

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião