Gasóleo cai 6,5 cêntimos e gasolina desce 7 esta semana

Gasóleo interromperá série de subidas sucessivas e voltará a descer esta semana, alinhado com o preço da gasolina.

O preço dos combustíveis vai voltar a aliviar esta semana, depois de sucessivos aumentos. Se for atestar o depósito esta semana, então saiba que o preço do litro do gasóleo estará 6,5 cêntimos mais barato, enquanto o preço da gasolina recuará sete cêntimos, disse ao ECO fonte do setor.

Feitas as contas, entre 5 e 11 de setembro, os consumidores deverão contar pagar 1,827 euros por litro de gasóleo simples – uma redução de 6,5 cêntimos – e 1,71 euros por litro de gasolina simples 95 – menos sete cêntimos –, de acordo com os valores médios praticados nas bombas na semana passada, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Depois de duas semanas de fortes aumentos no gasóleo, este combustível volta esta semana a descer, mantendo-se, no entanto, mais caro que a gasolina 95.

Esta queda vai em linha com os valores das cotações de petróleo negociada na semana passada, altura em que o índice do brent (contrato de referência para a Europa) acumulou perdas de 8%.

Recorde-se também que, na semana passada, o Governo anunciou o prolongamento das medidas de para mitigar os efeitos do aumento dos combustíveis, entre elas, os descontos aplicados no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) dos combustíveis, a suspensão da atualização da taxa de carbono e também os descontos para o gasóleo agrícola.

Assim, o desconto no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13% –medida introduzida em maio –vai manter-se durante o mês setembro. Segundo as contas do Ministério das Finanças, a diminuição da carga fiscal é de 28,2 cêntimos por litro de gasóleo e 32,1 cêntimos por litro de gasolina.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo cai 6,5 cêntimos e gasolina desce 7 esta semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião