Caminho para a eficiência hídrica: da fonte ao marpremium

  • Ana Ferreira
  • 13 Setembro 2022

A nível mundial, só o setor agropecuário e a indústria, que inclui a produção de energia, são responsáveis por 88% do total da água consumida anualmente.

Segundo um estudo recente da World Wildlife Fund (WWF), 17% da população europeia encontra-se em elevado risco de escassez de água até 2050, sendo esta realidade ainda mais acentuada em Portugal. O mesmo estudo revela que, porém, a agricultura, devido a práticas agrícolas insustentáveis, é responsável por cerca de 75% do consumo de água a nível nacional, valor muito superior à média europeia, que é aproximadamente de 25%, e ao nível mundial, que se estabelece nos 70%. Alinhada com estes dados, a ONU apresenta que, a nível mundial, só o setor agropecuário e a indústria, que inclui a produção de energia, são responsáveis por 88% do total da água consumida anualmente, sendo apenas 12% destinados às famílias. Como tal, para evitar o desgaste deste bem, é urgente uma cada vez maior eficiência

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Ana Ferreira
  • Consultora e Gestora de Programas de Inovação na Beta-

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.